Todos os candidatos que participaram do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014 terão o apoio de uma plataforma online criada pelo MEC (Ministério da Educação) chamada Geekie Lab, que basicamente consta com um banco de propostas inovadoras em Avaliação da Educação Básica do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

A ferramenta utiliza os modelos de provas do Enem de anos anteriores, assim como a mesclagem de questões, também utiliza questões nas áreas de conhecimento abordadas no exame e possui um plano de estudos semanal que auxilia o estudante para a própria superação de pontos fracos e ajuda a melhorar sua nota no exame. Além destes conceitos, a plataforma simula as notas dos estudantes e, como base neste resultado, apresenta um plano detalhado de estudos.

A plataforma ajudará também a formar um diagnóstico de cada país, classificando detalhadamente o desempenho dos estudantes, os professores também podem acessar os resultados do Geekie Lab para verificar o desempenho dos estudantes.

A plataforma ainda está em desenvolvimento e adaptação, mas ela foi utilizada por mais de 2 milhões de estudantes durante os testes iniciais que durou dois meses. A ideia para o próximo ano é aplicar e dar acesso gratuito para todos os estudantes da rede pública do país, com o devido apoio das secretarias estaduais de educação. A plataforma pode suportar diferentes conteúdos dos mais diversos segmentos do setor de educação, tais como: Ensino Fundamental, OAB, Concurso Público, Ensino Superior, Idiomas entre outras formas.

Nos dias atuais a plataforma está aplicada no Enem, neste caso todo o conteúdo segue o formato do Enem e se baseia na Teoria de Resposta ao Item (TRI). Todos os relatórios são gerados e divididos pelas áreas de conhecimento do Enem.

Segue o endereço para a plataforma: http://www.geekie.com.br/geekie-lab/, o acesso a plataforma também está disponível para celulares e tablets.