O Ministério da Educação (MEC) divulga o ranking das escolas nacionais com maior média no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012. Foi divulgado apenas as escolas que tiveram mais de 50% da participação dos alunos do 3º ano do ensino médio.

O estado com mais escolas avaliadas, é Minas Gerais, com 6 escolas dentre as 20 melhores no país. Em sequência chegam os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, cada estado com cinco escolas dentre as mais bem avaliadas.

Com o primeiro lugar na lista, ficou o Colégio Mineiro Bernoulli – Unidade de Lourdes, com uma média geral de 722,15. No ranking de 2011 este mesmo colégio ficou em terceiro lugar na classificação. Logo em seguida vem o Colégio Elite Vale do Aço com uma média de 720,89. O Colégio Elite Vale do Aço conseguiu manter a posição do ano anterior.

Este ano o Colégio Integrado Objetivo, que ficou em primeiro lugar no ano de 2011, não apareceu nas pesquisas. De acordo com o Inep, a instituição não deve ter preenchido o requisito para a publicação dos dados.

Neste ranking de 2012, aparecem apenas duas instituições públicas com melhor desempenho, ambas as instituições são federais. Sendo elas: O Coluni, Colégio de aplicação da UFV (Universidade Federal de Viçosa) e o CAP (Colégio de Aplicação) da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). O Coluni é referência em educação e tem obtido as melhores médias no Enem há seis anos.

Enem por Escola

Este índice ajuda a medir a qualidade no ensino básico nas instituições, muito útil também para identificar necessidades em escolas da rede privada. Mas há controvérsias, especialistas comentam que se deve fazer ressalvas sobre a utilização desta métrica, porque é necessário analisar as condições das instituições que se pretende comparar.

Short Description: Foi divulgado pelo MEC (Ministério da Educação) o ranking das escolas com as maiores médias no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do ano de 2012. O estado de Minas Gerias lidera o ranking com 6 escolas das 20 melhores no país.