O governo brasileiro está estudando as possibilidades de incluir mais três idiomas como opção de escolha para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), as demais opções de línguas estrangeiras seriam: Alemão, Mandarim e Francês.

Nas opções atuais de escolha, o candidato pode optar pelo inglês ou espanhol. Há um estudo sendo realizado, para verificar a demanda de outras línguas no exame, sobretudo sobre a língua francesa.

Ainda sobre a questão das línguas estrangeiras no exame, o ministro da educação comentou em um evento: “Eu disse que vamos, antes de tomar essa decisão, fazer uma avaliação para ver a demanda que existe. Mas é uma possibilidade. Se houver volume significativo de estudantes para que seja mais uma opção, podemos ampliar não só para o francês”.

Durante o discurso, o ministro da educação ainda incluiu que o francês, o alemão e o mandarim, poderão ser incluídos na prova do Enem. “Nos interessa que a gente tenha como outra opção linguística, além do inglês e do espanhol, que estão sendo ofertados, outras possibilidades, como mandarim, alemão, francês”.