Descubra qual é a média do Enem 2019

Enem — Escrito por

Veja como calcular a média do Enem 2019 e as notas mínimas para entrar na faculdade pelo Sisu, ProUni, FIES e ingresso direto!

Existem diferentes formas de aproveitar sua média do Enem 2019 para entrar na faculdade!

Você pode participar do Sisu e tentar uma vaga em universidades públicas, se inscrever no ProUni e FIES para concorrer a uma bolsa de estudos ou financiamento e, ainda, pular o vestibular pelo ingresso direto.

A nota mínima necessária para passar (nota de corte) em cada processo seletivo varia de acordo com fatores como: curso, universidade, turno e modalidade de concorrência (se o aluno opta ou não pelas cotas).

Mas, aqui vai uma boa notícia: é possível entrar na faculdade com a nota do Enem mesmo sem ter tirado uma pontuação alta no exame!

Veja a seguir como calcular a média do Enem 2019 e quais as notas mínimas para passar no Sisu, ProUni, FIES e ingresso direto.

O que é a nota média do Enem 2019

Em primeiro lugar, precisamos explicar o que é a nota média do Enem 2019. A média do Enem é o resultado obtido ao somar e dividir por 5 as notas de cada uma das provas que compõem o exame.

Para exemplificar, vamos supor que um candidato tirou as seguintes notas no Enem 2019:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias – 625
  • Ciência Humanas e suas tecnologias – 575
  • Matemática e suas tecnologias – 675
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias – 750
  • Redação – 700

Se somarmos todas as notas e dividirmos por 5, chegamos a 665, que é a nota média do candidato.

Vale esclarecer que essa é a forma de calcular a média simples do Enem, utilizada pela maioria das faculdades que participam do Sisu, ProUni, FIES e ingresso direto.

Mas algumas universidades atribuem pesos diferenciados às notas das provas, de acordo com o curso desejado.

Por exemplo, para o curso de Letras, as notas das provas de Linguagens, códigos e suas tecnologias e da Redação teriam um peso maior do que as demais no cálculo da média (ponderada).

Porém, as notas de corte que você verá no tópico a seguir se referem à média simples do Enem.

Notas de corte do Enem 2019

Nota de corte é a média mínima do Enem que um candidato precisa ter para conseguir uma vaga no Sisu, ProUni, FIES e ingresso direto.

Quanto mais disputado é um curso, maior é a nota de corte. Assim, os cursos menos procurados costumam ter notas de corte mais baixas.

De todos os programas do governo (Sisu, ProUni e FIES), o Sisu é o que apresenta as notas de corte mais altas para todos os cursos, embora não exija uma nota do Enem mínima para inscrição (o candidato só não pode ter zerado na redação).

Já no ProUni e FIES é necessária uma média do Enem acima de 450 e nota maior que zero na redação.

Para participar do Sisu e ProUni, é preciso ter feito a última edição do Enem. Já o FIES aceita a média de qualquer edição a partir de 2010.

É importante lembrar que as notas de corte que vamos apresentar são estimativas, calculadas com base nas edições anteriores de cada programa.

Média do Enem 2019 para passar no Sisu

As notas de corte do Sisu podem ir de 530 até 880 pontos, dependendo do curso, instituição e tipo de vaga (ampla concorrência ou cotas). Veja as notas de corte médias para alguns cursos no Sisu, lembrando que são estimativas:

  • Medicina – 768
  • Direito – 728
  • Pedagogia – 605
  • Administração – 651
  • Serviço Social – 639
  • Engenharia Civil – 716

ProUni

O ProUni oferece bolsas de estudos de 100 e 50% em instituições privadas a estudantes sem diploma de nível superior. Para concorrer às bolsas, é preciso se enquadrar nos critérios econômicos e sociais do programa.

Conheça agora a média aproximada que você precisa ter no Enem para entrar nos cursos abaixo pelo ProUni:

  • Medicina – 747
  • Direito – 639
  • Pedagogia – 565
  • Administração – 589
  • Serviço Social – 571
  • Engenharia Civil – 633

Uma vantagens do ProUni em relação ao Sisu e FIES é que o ProUni também oferece vagas em cursos a distância de instituições bem avaliadas pelo MEC, como a Cruzeiro do Sul Virtual (a distância), por exemplo.

FIES

O FIES permite financiar a faculdade particular a juros baixos e começar a quitar a dívida somente depois de se formar.

Confira as notas de corte médias do programa para os mesmos cursos que vimos no Sisu e ProUni:

  • Medicina – 744
  • Direito – 606
  • Pedagogia – 548
  • Administração – 543
  • Serviço Social – 519
  • Engenharia Civil – 577

Ingresso direto

No ingresso direto, você usa sua média do Enem para entrar em uma faculdade privada sem ter de fazer a prova do vestibular.

Aqui não podemos apresentar notas de corte por curso, uma vez que isso varia muito entre as instituições que adotam essa forma de seleção dos alunos.

O que podemos afirmar, com certeza, é que as notas de corte do ingresso direto sempre são mais baixas que aquelas do Sisu, ProUni e FIES, em razão da menor concorrência.

Sem falar que é o jeito mais rápido e descomplicado de entrar na faculdade com a nota do Enem — basta procurar uma instituição de ensino que adote o ingresso direto, apresentar o boletim do Enem, documentos básicos e fazer a matrícula.

E, se o problema for a falta de dinheiro para pagar as mensalidades do curso, existem diferentes opções para estudar pagando menos ou até de graça!

Isso porque a nota do Enem pode garantir uma bolsa de estudos de até 100% para quem opta pelo ingresso direto.

Além disso, boa parte das faculdades contam com programas de descontos e crédito educativo próprio, nos moldes do FIES, mas sem a burocracia dos programas do governo.

Onde estudar

Conheça agora 5 faculdades bem avaliadas pelo MEC onde você pode entrar pelo ingresso direto:

Nessas instituições, que também participam do ProUni e FIES, os estudantes encontram uma série de vantagens, como bolsas, descontos e crédito educativo facilitado.

Veja também:

Cursos mais fáceis no SiSU

Como funciona o ensino a distância?

Depois de saber mais sobre a média do Enem 2019, deixe sua opinião nos comentários: como você vai usar a nota do Enem para entrar na faculdade?

Comente