Dá pra cursar Medicina pelo FIES? Descubra

Fies — Escrito por

Descubra se é possível conseguir uma bolsa do FIES para fazer faculdade de Medicina!

O curso de Medicina continua sendo um dos mais procurados no Brasil. Não é para menos: com a garantia de emprego em prefeituras, clínicas,  consultórios, somado aos altos e atrativos salários, muitos sonham em vestir o sonhado jaleco branco.

Além das questões de mercado de trabalho e bons salários, o curso de Medicina também é motivado por uma grande paixão por quem pretende cursá-lo: a possibilidade de salvar vidas, ajudar na saúde básica, prevenir ou curar doenças também explica a grande procura.

Contudo, nem sempre realizar esse sonho é tarefa fácil, pois as vagas em universidades públicas são muito concorridas e as vagas em faculdades privadas exigem um investimento muito grande.

Por isso, neste texto, vamos falar se o FIES pode ser conseguido para o curso de Medicina. Continue lendo.

O que é o Fies?

Para que você entenda com clareza, vamos simplificar os termos. O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Governo Federal, organizado pelo Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo auxiliar financeiramente pessoas que queiram fazer uma faculdade particular.

Esse auxílio financeiro funciona da seguinte maneira: o governo se propõe a “emprestar” o dinheiro das mensalidades para o aluno, que só precisará pagar esses valores após se formar, quando provavelmente estará empregado e com renda. Esse empréstimo gera alguns juros, mas que são bem baixos.

Podemos dizer que, até o ano de 2015, era muito mais fácil para qualquer pessoa conseguir o Fies, porque não era exigido que o aluno e sua família tivessem uma renda muito baixa. No entanto, com a crise, as regras mudaram.

No Novo Fies, o número de bolsas diminuiu um pouco e os critérios ficaram mais rígidos. Nele, há diferentes modalidades de financiamento, que podem permitir até mesmo juros zero para pessoas que têm menor renda. Ou seja, nesse formato atual, o programa busca beneficiar principalmente os estudantes que têm uma condição financeira mais difícil.

Posso ter bolsa do Fies para o curso de Medicina?

Apesar de estar cada vez mais difícil conseguir o Fies, algumas áreas continuam tendo prioridade pelo fato de o governo considerar que são aquelas mais requisitadas pelas necessidades da sociedade.

Por isso, a boa notícia é que a Medicina continua sendo um dos cursos com maior disponibilidade de bolsas, mesmo no Novo Fies.

Para que você possa ser beneficiário do Fies e realize o sonho de fazer sua faculdade de Medicina, precisa atender a algumas exigências. Elas são estabelecidas para tentar selecionar os estudantes que mais precisam de auxílio do governo para fazer um curso de ensino superior.

Atualmente existem duas modalidades, com as seguintes exigências:

  • Modalidade Fies: o estudante deve ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.
  • Modalidade  P–Fies: o candidato deve comprovar renda familiar mensal bruta, por pessoa, de três a cinco salários mínimos.

Como calcular a renda familiar bruta para o FIES?

Para realizar esse cálculo, faça o seguinte:

  1. Some todos os rendimentos (salários, aposentadoria, renda com aluguel etc.), sem os descontos, de todos os familiares que moram na mesma casa que você.
  2. Divida o valor que encontrou acima pelo número de membros da sua família para saber a renda por pessoa.
  3. Divida essa renda por pessoa pelo valor do salário mínimo vigente.
  4. Se o resultado for igual ou menor do que 5, você está dentro do critério de renda do FIES.

Fies para Medicina: cobre toda a mensalidade?

Como já dissemos, o fato de o curso de Medicina ser um dos mais procurados traz algumas dificuldades a mais para o estudante. Uma delas diz respeito ao preço das mensalidades, que podem chegar até a 10 mil reais por mês (R$ 10.000,00).

A questão mais complicada em relação ao Fies para a Medicina é que o governo estabelece como teto de financiamento o valor de 7 mil reais (R$ 7.000,00). Portanto, se a faculdade em que você for ingressar for mais cara que isso, será preciso pagar o restante da mensalidade com o seu próprio dinheiro.

Por isso, é super importante também buscar uma boa faculdade de Medicina que também tenha preços mais em conta.

Como saber se qual faculdade participa do Fies?

Por se tratar de um programa específico, não é toda universidade que participa do Fies. Para fazer parte do FIES, as instituições de ensino superior privadas também precisam cumprir algumas regras do programa.

Entre essas regras está a exigência de que o curso tenha avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O MEC dá prioridade para cursos com avaliação 5 e 4 para permitir bolsas pelo Fies na instituição.

Mais detalhes você pode ter acessando o site do Fies.

Faculdades de Medicina que aceitam o Fies

Tendo em vista que explicamos que, para ter Fies, o curso precisa ser bem avaliado, selecionamos e apresentamos aqui algumas faculdades que contam com essa possibilidade. Essas instituições são autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Medicina e também possuem disponibilidade do Fies para seus estudantes:

Veja também:

Passo a passo do FIES
Saiba tudo sobre o Quero Bolsa e veja como obter uma bolsa de estudos

Agora que você já sabe mais detalhes sobre o Fies para o curso de Medicina, está pensando em fazer a faculdade e tentar o financiamento? Já escolheu onde vai estudar? Conte para a gente nos comentários!

Comente