Descubra quais são as melhores faculdades do Brasil

Carreiras — Escrito por

Está pensando em começar um curso? Então confira a lista das melhores faculdades do Brasil e aprenda como essa avaliação é feita!

Se você pensa em iniciar a sua vida acadêmica fazendo uma graduação, ou então já está sonhando com a sua segunda faculdade, pós-graduação, especialização ou extensão, é fundamental avaliar se a universidade que você deseja é, de fato, boa.

Isso porque, tendo em vista a quantidade de instituições disponíveis no País e a grande variedade de cursos, pode ser difícil fazer a sua escolha. No entanto, encontrar uma universidade qualificada e de credibilidade é essencial para conseguir uma posição vantajosa no mercado de trabalho.

Para ajudar você, o Ministério da Educação (MEC) realiza todo ano uma avaliação e divulga os resultados para que você possa ter conhecimento das melhores faculdades do Brasil.

Saiba como o MEC calcula esse índice e descubra quais são as instituições com as maiores pontuações!

Como são eleitas as melhores faculdades do Brasil?

O MEC utiliza o IGC (Índice Geral de Cursos) para determinar quais são as melhores faculdades do Brasil.

Esse indicador é o resultado de uma média ponderada obtida por meio das notas dos cursos de graduação e pós (mestrado e doutorado) de cada universidade.

Para chegar a essas médias, o MEC leva em conta o CPC (Conceito Preliminar de Curso), a Nota Capes e a distribuição de alunos entre os cursos.

Contudo, é importante saber aqui que o CPC avalia o desempenho dos estudantes de graduação considerando o Enade, o valor agregado pelo processo de formação, o corpo docente, a infraestrutura e os recursos didático-pedagógicos.

No caso dos cursos de pós-graduação, é utilizada a Nota Capes, que funciona de maneira similar.

Dessa maneira, o IGC usa o CPC e a Nota Capes dos cursos avaliados nos últimos três anos, o número de matrículas realizadas em cada um deles e a média dos conceitos de programas de pós-graduação.

Como essa análise é feita a partir de dados trienais, os resultados também valem por três anos de maneira retroativa. Ou seja, as melhores faculdades do Brasil divulgadas em 2017 fazem referência às melhores universidades do País também em 2014, 2015 e 2016.

Como entender as notas do IGC?

A nota do Índice varia de 1 a 5. Sendo assim, as universidades que conquistaram notas 4 ou 5 são consideradas excelentes, ao passo que as instituições com avaliações abaixo de 3 são insatisfatórias.

Além disso, as faculdades que tiverem o IGC menor que 3 ficam impedidas de expandir, ou seja, de construir novos campi, abrir cursos e aumentar o número de vagas disponíveis.

Por que essa avaliação é importante?

É indispensável dar uma olhada na posição da universidade em que você pretende ingressar antes prestar o vestibular.

Afinal, quando as melhores faculdades do Brasil entram na lista do MEC, elas ganham uma certificação que fornece reconhecimento não só da qualidade do ensino, mas também do mercado de trabalho quando você colocar no seu currículo onde estudou.

Quais foram as melhores faculdades do Brasil em 2017?

De acordo com o ranking montado pelo IGC do MEC, a Universidade Estadual de Campinas ficou em primeiro lugar.

Já na lista de melhores faculdades, quem levou a melhor nota foi a FGV/EPGE (Escola Brasileira de Economia e Finanças) e o Centro Universitário FACEX, do Rio Grande do Norte. Em terceiro, quarto e quinto lugar, ficaram as faculdades ficaram o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a Faculdade EST e a Faculdade de Medicina e Odontologia São Leopoldo Mandic, respectivamente.

Ficou confuso? Calma que vamos explicar!

Universidade X faculdade

Apesar de muitas vezes usarmos os termos “universidade” e “faculdade” como sinônimos, o MEC considera como instituições diferentes.

No entanto, isso só deve afetar a sua escolha caso você queira seguir uma carreira acadêmica, ou seja, ir para áreas de pesquisa dentro do ramo escolhido.

Por outro lado, se você deseja fazer um curso apenas para ingressar ou conquistar uma posição mais favorável no mercado de trabalho, optar por uma faculdade é o mais indicado, pois são instituições que preparam melhor para a vida profissional.

Conheça outras instituições com boas notas reconhecidas pelo MEC

Não se preocupe se você não encontrou o curso que deseja fazer nas universidades ou faculdades classificadas entre as melhores posições do País.

Isso porque todas as instituições que possuem a certificação do MEC garantem a qualidade no ensino e o reconhecimento do seu diploma.

Confira algumas das opções que podem oferecer o curso que você procura:

Todas essas listadas acima têm uma grande variedade de formações em áreas diferentes, além de proporcionarem condições de pagamento mais acessíveis, tendo em vista que oferecem cursos EAD.

Dessa maneira, você pode começar a fazer o curso que deseja sem sair da sua casa, ajudando a economizar tanto no transporte já que você não vai precisar se deslocar até a instituição quanto na mensalidade.

Veja também:

Melhores faculdades EAD
Confira as 10 melhores faculdades com ensino a distância

Já sabe qual curso e faculdade vai escolher? Conte aqui nos comentários e compartilhe a sua experiência!

Comente