As melhores faculdades de Engenharia de Materiais

Carreiras, Universidades — Escrito por

A Engenharia de Materiais é o campo da Engenharia que tem como principal objetivo realizar a pesquisa por novos materiais para uso industrial, além de buscar por outros usos dos materiais já existentes. O curso de Engenharia de Materiais fornece conhecimentos para que o aluno esteja apto a atuar na escolha do melhor material a ser utilizado na aplicação desejada.

O curso de Engenharia de Materiais tem como principal objetivo fornecer conhecimentos e habilidades para que o aluno possa atuar nas diversas áreas que o curso oferece, como a área dos polímeros, dos metais, dos compósitos e dos cerâmicos. Também prepara o estudante para atuar na supervisão, na gestão e na orientação de processos e projetos de transformação e produção dos materiais. O curso lida ainda com a pesquisa e a criação de materiais, como plásticos, resinas e ligas metálicas. Faz o aperfeiçoamento das propriedades dos materiais, através do estabelecimento de novas combinações. Faz também a seleção de matérias-primas e do melhor método para utilizá-las em indústrias siderúrgicas, petroquímicas e automobilísticas.

O curso de Engenharia de Materiais é um curso da área das Ciências Exatas e possui duração média de 5 anos. O curso pode ser oferecido com outros nomes, como Engenharia da Cerâmica ou Engenharia Mecânica (ênfase em Materiais). Assim como em todos os cursos de Engenharia, o curso de Engenharia de Materiais possui em seus anos iniciais matérias básicas do campo das exatas, como matemática, física e álgebra.

Após essa formação inicial, o aluno, no terceiro ano do curso, deverá optar por uma das três áreas para se especializar: cerâmicas, metais ou polímeros. A grade curricular depende da escolha do aluno, sendo que cada especialização possui foco em um campo diferente. O curso de Engenharia de Materiais oferece ainda aulas práticas em laboratórios, onde os alunos desenvolvem compostos de polímeros e de cerâmicos, desenvolvem novos tipos de ligas metálicas e estudam as diversas aplicações que os materiais estudados podem ter. No término do curso, o aluno deverá entregar um Trabalho de Conclusão de Curso.

Os alunos que optarem pelo curso de Engenharia de Materiais devem buscar por uma instituição de ensino superior de qualidade para realizar o curso, pois somente assim terão reconhecimento no mercado de trabalho. Com o intuito de facilitar a pesquisa dos alunos que buscam ingressar no curso de Engenharia de Materiais, o Enem Virtual desenvolveu o Ranking das Melhores Faculdades de Engenharia de Materiais.

Esse ranking foi criado com o intuito de fornecer as informações necessárias para que o aluno faça uma avaliação e veja quais as melhores faculdades que oferecem o curso por ele escolhido. Utiliza como critério, para classificação das instituições de ensino superior, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que avalia o corpo discente, o corpo docente, a estrutura curricular e a infraestrutura da instituição. Além disso, também é levado em consideração o reconhecimento da universidade pelo Ministério da Educação (MEC) .

Confira abaixo o Ranking das Melhores Faculdades de Engenharia de Materiais do país.

As Melhores Faculdades de Engenharia de Materiais

Melhores Faculdades Públicas de Engenharia de Materiais

  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Porto Alegre – RS;
  • Fundação Universidade Federal do ABC (UFABC) – Santo André – SP;
  • Universidade Federal de Sergipe (UFS) – São Cristóvão – SE;
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) – São Carlos – SP;
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Florianópolis – SC;
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro – RJ;
  • Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) – Ponta Grossa – PR;
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) – Guaratinguetá – SP;
  • Universidade Federal do Pará (UFPA) – Marabá – PA;
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Natal – RN.

Melhores Faculdades Privadas de Engenharia Elétrica

  • Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) – Criciúma – SC;
  • Universidade de Caxias do Sul (UCS) – Caxias do Sul – RS;
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie) – São Paulo – SP;
  • Universidade São Francisco (USF) – Itatiba – SP;
  • Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (UNILESTEMG) – Coronel Fabriciano – MG;
  • Instituto Superior Tupy (IST) – Joinville – SC>;
  • Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA) – Santo André – SP;
  • Faculdade do Centro Leste (UCL) – Serra – ES.

O Ranking das Melhores Faculdades de Engenharia de Materiais é feito pelo Enem Virtual e constantemente é atualizado, visando manter os estudantes sempre bem informados. Por isso, acesse sempre nosso site e se mantenha informado.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]

Tags: , ,

Comente