As Melhores Faculdades de Engenharia Hídrica

Carreiras, Universidades — Escrito por

A Engenharia Hídrica é o ramo da Engenharia que tem como principal objetivo estudar o fluxo e o transporte da água. Trabalha com projetos para a realização de sistemas de abastecimento de água, redes de esgoto, barragens e sistemas de drenagem. Também lida com problemas relacionados ao armazenamento, ao transporte e ao controle do uso da água. O curso de Engenharia Hídrica fornece conhecimentos para que o aluno atue no planejamento e na utilização dos recursos hídricos em bacias hidrográficas, com o objetivo de prevenir os possíveis impactos negativos que as mesmas possam vir a sofrer.

O curso de Engenharia Hídrica tem como principal objetivo preparar o aluno para atuar nas áreas da captação, do emprego, do transporte e do tratamento da água, com o intuito de reduzir os danos causados pela má utilização da mesma. Também fornece conhecimentos para que o aluno atue na recuperação de mananciais e na elaboração de redes de drenagem e irrigação.

O curso de Engenharia Hídrica é um curso da área das Ciências Exatas. Possui duração média de 5 anos. O curso possui em seu ano inicial disciplinas básicas de todos os cursos de Engenharia, como física, química e cálculo. Já a partir do segundo ano do curso de Engenharia Hídrica as matérias passam a ser mais específicas, no qual podemos citar: irrigação, economia de recursos naturais e drenagem. Neste ano o aluno conhece os principais usos das fontes hídricas. O curso possui ainda disciplinas de outras áreas do conhecimento, como microbiologia, legislação ambiental e ética profissional. O curso conta também com aulas práticas em laboratórios e através de visitas a usinas hidrelétricas. O estágio é obrigatório.

Visando facilitar a pesquisa dos estudantes que estão buscando ingressar em um curso superior e que desejam cursar o curso de Engenharia Hídrica, desenvolvemos uma lista com as melhores faculdades de Engenharia Hídrica.

O Ranking das Melhores Faculdades de Economia desenvolvido pelo Enem Virtual usa como base as instituições de ensino superior que possuem reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) . Somente as universidades que possuem reconhecimento do MEC podem fornecer um diploma ao aluno no término do curso. Além disso, as faculdades com reconhecimento do MEC possuem grande importância para o mercado de trabalho.

Confira abaixo o Ranking das Melhores Faculdades de Engenharia Hídrica:

As Melhores Faculdades de Engenharia Hídrica

Melhores Faculdades Públicas de Engenharia Hídrivca

  • Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) – Itajubá – MG;
  • Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) – Pelotas – RS;
  • Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha (UFVJM) – Teófilo Otoni – MG;
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Porto Alegre – RS.

O ranking das Melhores Faculdades feito pelo Enem Virtual é atualizado constantemente, com o objetivo de manter nossos leitores sempre bem informados. Por isso, acesse nosso site sempre que precisar.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]

Tags: , ,

Comente