Saiba quais são as melhores profissões para trabalhar

Carreiras — Escrito por

Está indeciso sobre qual faculdade cursar? Escolher qual carreira seguir é assunto sério, por isso mostraremos a você algumas das melhores profissões do mercado.

Enquanto muitas pessoas sabem e estão convictas sobre qual carreira seguir, outras se desesperam por não conseguir decidir ou por estarem indecisas.

Se esse for o seu caso, relaxe! É uma decisão difícil mesmo, pois definirá o seu futuro profissional, mas é normal não saber que rumo tomar.

Apesar disso, é preciso fazer uma escolha — disso não dá para fugir. Para isso, nada melhor do que conhecer bem as possibilidades em campos de atuação. Conhecer um pouco sobre algumas profissões dá a você embasamento para começar a definir qual faculdade fazer.

Ao conhecer mais a fundo as opções em carreiras, é possível pesar os prós e os contras, identificar as afinidades e o que tem a ver com suas habilidades. Então que tal conhecer as melhores profissões do mercado e, quem sabe, se identificar com algumas delas?

Indeciso sobre o que cursar? Conhecer as melhores profissões pode ajudar na escolha

Administração

A Administração figura entre os cursos mais concorridos de vestibulares e disputas por vagas via Enem.

Este curso trata da teorização e conceituação das ciências administrativas, formando profissionais generalistas, que mais adiante podem se especializar em áreas específicas, como:

  • Administração de empresas: ter uma visão generalista ajuda os profissionais que decidirem atuar como administradores. Visão sistêmica e estratégica são duas de suas principais características.
  • Finanças: fazer gerenciamento das finanças é uma função que pode ser feita por um administrador. É ele quem controlará os gastos e os incentivos, analisando todos os aspectos relacionados à movimentação financeira da empresa.
  • Recursos Humanos: administrar o setor de Recursos Humanos colocará o administrador em uma função imprescindível ao crescimento da empresa. Neste cargo ele será responsável pela contratação e retenção de talentos, bem como pelo seu treinamento e desenvolvimento pessoal.
  • Comércio Exterior: em cargos neste segmento, o profissional atua diretamente com questões que tratam de negociações com empresas do exterior e transnacionais.

É importante não estagnar na carreira, uma ótima dica é manter os conhecimentos atualizados e especializar-se em tantas áreas quanto puder. Estudou Administração?  Faz uma segunda graduação em Comércio Exterior ou Processos Gerenciais.

Em universidades como a Unifran e a Unicid você pode validar as disciplinas já cursadas e se qualificar cada vez mais.

Direito

Outro curso que lista entre os mais procurados nas universidades a cada ano, o Direito forma bacharéis generalistas, que depois também direcionam suas carreiras para um ramo específico da advocacia.

A área do Direito tem sido ampliada com base em tendências que direcionam os profissionais a novas especializações, veja exemplos: Direito de Compliance, Direito Desportivo, Direito Digital (ou Cyber Direito), Direito Ambiental e outros.

Medicina

Um dos cursos mais tradicionais e que sempre está na lista das carreiras mais procuradas é o curso de Medicina.

Muito disputado, é também um dos cursos mais longos: são 4 anos do curso regular, 2 anos de especialização e 3 anos de residência.

Psicologia

A Psicologia é outra área que tem ampliado o campo de atuação do profissional. Além da Psicologia Clínica, que faz o atendimento a pessoas com problemas ou inquietações emocionais, o psicólogo pode atuar também com:

  • Comportamento do consumidor, na área de Marketing
  • Psicologia Educacional ou Psicopedagogia
  • Psicologia Desportiva
  • Psicologia Jurídica
  • Psicologia Organizacional e do Trabalho, no setor de RH de empresas
  • Psicologia do Trânsito
  • Psicomotricidade
  • Neuropsicologia

Se o seu objetivo é cursar Psicologia e aproveitar esse amplo mercado, dá uma olhada no curso da Anhanguera. Além desse, a universidade tem muitas outras opções em áreas diversas, certamente há vários que superam as suas expectativas.

Ciências Contábeis

Há algumas décadas o papel do contador era conhecido como o de “guarda-livros”. Mas a Contabilidade se tornou tão mais importante que atualmente é fator essencial em tomadas de decisão nas organizações.

A Contabilidade de Custos, por exemplo, é essencial na definição do preço de venda, que, por sua vez, é determinante para o sucesso dos negócios.

A ciência contábil também tem ganhado atualizações importantes nos últimos anos, como a convergências às normas contábeis internacionais, para facilitar os trâmites referentes às negociações em nível global.

Odontologia

Outro curso bastante concorrido nas universidade é o de Odontologia. Cuidar da saúde bucal da população é a função primária dos profissionais dessa área. Ele se capacita a identificar doenças e propor os tratamentos mais indicados.

Um processo que abriu mais campo para a atuação do dentista é o de tratamento estéticos, nos quais, por meio de intervenções e técnicas, o profissional embeleza o sorriso das pessoas.

Educação Física

A Educação Física é outro curso de graduação que oferece duas titulações: licenciatura ou bacharelado. A licenciatura capacita os profissionais a darem aulas da disciplina na educação infantil, ensino fundamental e médio.

Com o bacharelado, o profissional pode atuar em outras frentes, como recreação, turismo ecológico, recuperação de pacientes após cirurgias, personal trainer, ginástica laboral e esportes diversos.

Tecnologia da Informação

Com um curso de Tecnologia da Informação você pode direcionar sua carreira para áreas bem distintas, pois esse campo abrange desde o trabalho direto com as máquinas até a criação e implementação de redes e sistemas, passando pelo desenvolvimento de hardware e software.

Essa é uma das áreas que ganhou força nos cursos tecnológicos. A universidade Cruzeiro do Sul, por exemplo, tem uma diversidade deles, além do bacharelado. Vale conferir!

Engenharia

Todos os anos milhares de estudantes ingressam nas engenharias: Civil, Mecânica, Mecatrônica, Química, de Processos, de Produção, Elétrica, Agronomia, Bioengenharia: cada uma delas pode direcionar sua carreira para o segmento no qual você tem mais afinidade.

Por que essas são as melhores profissões do mercado?

Usamos a definição de melhores profissões para elencar essas que oferecem inúmeras oportunidades e que sempre estão em alta no mercado de trabalho.

É importante frisar que quase todos os cursos citados são oferecidos como licenciatura e bacharelado, mas que, suas ramificações e áreas específicas são oferecidas nos cursos de graduação tecnológica, com foco mais técnico e científico.

Além disso, parte deles pode ser feita também na modalidade a distância, formato que tem ganhado bastante espaço na educação brasileira.

Onde encontrar cursos de graduação que direcionam para as melhores profissões

Nestas instituições de ensino superior você encontra vários dos cursos mencionados no artigo, todos autorizados e reconhecidos pelo MEC:

Leia também:

Saiba quais são os 40 cursos mais bem remunerados

Descubra quais são as melhores faculdades a distância

Agora queremos saber de você, já escolheu a sua profissão e qual universidade cursar? Conte pra gente nos comentários!

Comente