Todo estudante sofre do mesmo pavor: o de que, na hora da prova, seu cérebro se torne tão branco e vazio quanto a folha de respostas que recebe das mãos dos fiscais.

Mas ainda há tempo de evitar tudo isso. Saiba como:

1. Recorde rápida e resumidamente a matéria estudada no dia, imediatamente antes de dormir. Isso facilita a assimilação.

2. O cansaço atrapalha a retenção e a recordação das informações. Portanto; durma sempre bem.

3. Quando for mudar de matéria de estudo, mude também o lugar onde está estudando.

4. Dedique no mínimo 30 e no máximo 60 minutos corridos de estudo, pode de ser mais, se você estiver bem disposto e alterne com períodos de 10 a 20 minutos de descanso Levanta-se faça algo diferente

5. Em caso de sonolência ou desatenção, e bom espreguiçar-se e dar uns gritos ( avise as pessoas da casa antes, para não assustá-los).

6. Evite nutrir sentimentos de raiva ou desprezo por alguma matéria. não diga “eu detesto…” ou “isto não vai me servir de nada”, pois só aumenta o bloqueio para o estudo.

7. Ler por ler, sem envolvimento, pode resultar em desperdício de tempo. Envolva-se com o assunto, transforme textos em desenhos, esquemas e gráficos. Fale em voz alta várias vezes debata os assuntos com os colegas.

8. Em caso de preocupações procure relaxar. Ouça uma musica suave e pense em um lugar bonito e sereno. Saia para uma caminhada curta. Assista uma comédia, ouça piadas. O humor facilita o aprendizado.

Por: http://calculu.sites.uol.com.br/