Saiba quais são as mudanças do Enem 2019

Enem — Escrito por

O Enem acaba de anunciar mudanças. Saiba quais são, entenda melhor o que ficará diferente a partir dessas mudanças, e se prepare para a prova!

Se preparar adequadamente para o Enem está entre as prioridades de grande parte dos estudantes brasileiros. E essa preocupação não é à toa: atualmente, a nota do exame é passaporte carimbado para muitas universidades públicas e particulares do país, assim como programas de bolsas e financiamento estudantil.

Dessa forma, para obter um bom resultado na prova, é preciso estar por dentro de todos os detalhes sobre o Exame, e verificar também se haverá mudanças da edição passada para a atual.

Entenda quais são as mudanças no Enem a partir de 2019

De acordo com o Ministério da Educação, a princípio, em 2019 e em 2020, o exame não sofrerá nenhuma mudança relevante. Pelo que está previsto e foi divulgado, as mudanças importantes serão implementadas a partir de 2021.

A ideia com essas mudanças é que sejam feitos dois dias de prova, um para avaliar conhecimentos específicos e o outro em que o aluno fará uma prova cuja área do conhecimento será a da sua escolha.

Nesse formato, no primeiro dia o exame proporia aos alunos perguntas gerais, abordando conteúdos referentes à Base Nacional Curricular. No segundo dia, o tema da prova seria escolhido pelo aluno. De acordo com o Ministério, para esse modelo de exame, seriam oferecidas quatro provas específicas, referentes às quatro áreas do conhecimento.

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

Atualmente, há diversos caminhos para ingressar em cursos do ensino superior da rede privada e pública por meio da nota obtida no Enem.  

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada), por exemplo, é um programa do Ministério da Educação que seleciona candidatos para distribuição de vagas em diferentes cursos de universidades federais e estaduais do país.

Outro caminho possível com a nota do Enem é o ProUni (Programa Universidade para Todos), também do governo federal. Com este programa, o estudante pode obter bolsas de estudo parciais ou integrais em cursos de faculdades privadas do todo o país.

Há, ainda, a possibilidade de usar o resultado do Enem para participar do FIES, um programa do Ministério da Educação de financiamento estudantil dedicado a estudantes de baixa renda.

Além disso há faculdades que também usam a nota do Enem como seus vestibulares, e oferecem também oportunidades de bolsas de estudo.

Boas faculdades para estudar com a nota do Enem

Como foi dito antes, existem muitas boas faculdades cujos vestibulares são feitos por meio da nota do Enem, e que também oferecem boas oportunidades de bolsas de estudo e programas de financiamento estudantil (além de mensalidades bastante acessíveis!).

A seguir, confira opções que oferecem cursos bem-avaliados pelo MEC, assim como uma série de vantagens, como unidades e pólos de apoio espalhados por todo o território, além dos mais modernos laboratórios e bibliotecas com vasto acervo.  

Saiba quais são:

Leia também:

Descubra quais faculdades aceitam a nota do Enem

Pensando em prestar o Enem? Conte para nós o como está se preparando para a prova e qual faculdade quer fazer nos comentários abaixo!

Comente