Saiba mais sobre a nota de corte do ENEM 2015

Enem — Escrito por

Com a disputa por uma vaga em universidade de qualidade cada vez mais acirrada, é importante investir pesado nos estudos para obter um bom desempenho no Enem.

É que garantir uma boa nota no Enem pode abrir muitas portas para um futuro promissor. Com ela, você tem mais chances de:

  • Entrar na universidade pública pelo processo de seleção do Sisu.
  • Garantir uma bolsa de estudos em universidade privada pelo ProUni.
  • Contratar um financiamento estudantil a juros baixos pelo FIES.
  • Entrar em uma faculdade particular sem precisar fazer vestibular.
  • Obter certificado de conclusão do ensino médio.

Conheça mais sobre a nota de corte do Enem 2015 e quais benefícios você pode encontrar de acordo com seu desempenho na prova!

 

O que é a nota de corte do Enem

A nota de corte do Enem é o desempenho mínimo que você precisa obter para ser aprovado em determinado processo seletivo que utilize o Exame como critério de classificação.

Ela pode ser influenciada por diversos fatores. Entre os principais, citamos:

  1. A nota do Enem dos alunos que concorrem a uma mesma vaga.
  2. A quantidade de vagas disponíveis.
  3. A procura por aquele curso, bolsa, ou benefício.
  4. O cálculo usado para a nota do Enem (cálculo simples ou por peso)

 

Onde usar a nota do Enem

A nota do Enem é usada como base para inúmeros processos seletivos de universidades públicas e privadas de todo o Brasil. Também é usada para conseguir financiamento, bolsas de estudo e até mesmo o certificado de conclusão do ensino médio (para quem não está matriculado no ensino médio de uma escola regular).

Veja a seguir onde você pode usar sua nota do Enem 2015:

 

Nota de corte do Enem para o Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a plataforma automatizada do Ministério da Educação (MEC) que permite ao estudante disputar uma vaga em universidades públicas de todo o País sem precisar fazer o vestibular tradicional.

No Sisu, o candidato pode escolher a graduação e a faculdade desejadas de acordo com a sua nota do Enem do ano anterior. O próprio sistema indica se você tem nota suficiente para concorrer em determinado curso.

A nota de corte do Sisu pode variar de acordo com a instituição, o número de vagas e a concorrência. Como você já pode imaginar, Medicina é um dos cursos com maior nota de corte em praticamente todas as regiões do Brasil, chegando a mais de 800 pontos em alguns casos.

Dica: Pesquise a nota de corte do seu curso, turno, universidade e modalidade de concorrência nas edições anteriores do Sisu. Mesmo que essa informação possa mudar a cada semestre, ela dá uma ideia da nota que você precisará tirar no Enem para entrar naquela vaga.

Veja também: Tudo sobre o Sisu

 

Nota de corte do Enem para o ProUni

A nota do Enem também é usada no processo de seleção do Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de baixa renda em universidades privadas bem avaliadas pelo MEC.

Para participar da seleção do ProUni 2016, o estudante precisa ter feito o Enem 2015, com nota mínima de 450 nas provas objetivas e nota acima de zero na redação, além de cumprir alguns requisitos de renda e formação.

Mas só isso não garante o benefício. O sistema dá prioridade automática a alunos com notas mais altas. Cursos mais procurados costumam ser mais difíceis de entrar, com notas de corte bem acima dos 600 pontos.

Veja também: Dúvidas frequentes do ProUni

 

Nota de corte do Enem para o FIES

O FIES é um financiamento estudantil a juros baixos criado pelo Governo Federal que já ajudou mais de 2 milhões de estudantes a pagar a universidade particular.

Para conseguir o benefício, a nota do Enem é fundamental: é preciso ter obtido no mínimo 450 pontos nas provas objetivas e nota acima de zero na redação.

O desempenho no Enem só exigido para quem concluiu o ensino médio a partir de 2010.

Veja também: Como funciona o FIES

 

Nota de corte do Enem para entrar em universidades privadas

Muitas universidades privadas utilizam a nota do Enem para permitir o acesso direto de novos estudantes sem que precisem passar pelo vestibular. Nesse caso, o sistema de seleção é feito na instituição e varia bastante entre uma e outra.

Para saber como é feito o processo, quais os requisitos e notas mínimas, o melhor é consultar o edital de seleção da universidade desejada.

Veja também: Faculdades que aceitam a nota do Enem

 

Nota de corte do Enem para obter certificado do Ensino Médio

Muitos não sabem, mas o resultado do Enem pode ser usado também para obter o certificado de conclusão do Ensino Médio.

Para isso, é preciso cumprir algumas exigências do MEC:

  • Fazer pelo menos 450 pontos nas provas objetivas.
  • Ter 500 pontos na redação.
  • Possuir no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data da primeira prova de cada edição do exame.

A nota de corte não varia, pois não se trata de um processo seletivo. Basta atingir a pontuação mínima exigida para conseguir o certificado.

O candidato deve assinalar a opção de obter o certificado de conclusão do ensino médio no ato da inscrição do Enem e indicar em qual instituição irá buscar o documento.

Veja também:

Como obter certificado do Ensino Médio através do Enem

 

Você acha que consegue uma boa nota de corte do Enem para passar? Compartilhe conosco nos comentários!

Comente