Descubra qual é a nota de corte do Enem 2018

Enem — Escrito por

Já não é segredo para ninguém que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) virou sinônimo de acesso ao ensino superior. E por acesso ao ensino superior a gente quer dizer não apenas vaga na universidade, mas também em programas de bolsas de estudos e financiamento estudantil.

É que hoje em dia a nota do Enem é o critério de seleção em iniciativas como:

  • Sisu, para entrar em universidades públicas sem vestibular.
  • Ingresso direto, para entrar em faculdades privadas sem vestibular.
  • ProUni, para bolsas de estudos parciais e integrais.
  • FIES, para financiamento das mensalidades bancado pelo governo federal.

Em todos esses processos seletivos, quanto maior a nota do Enem, maiores a chances de passar.
Mas qual seria a nota mínima para garantir uma vaga? Que nota vou precisa tirar no Enem 2018?

Veja a seguir a nota de corte do Enem 2018 para passar nos mais diversos processos seletivos que usam a nota do exame como critério de classificação. Ao final, confira uma lista com faculdades reconhecidas e bem avaliadas que aceitam a nota do Enem 2018!

O que é nota de corte?

Antes de falarmos sobre o Enem 2018, é legal entender muito bem o que significa a nota de corte.

A nota de corte é o desempenho do último candidato que conseguiu passar em um processo seletivo. Ela varia de acordo com vários e vários fatores. Entre eles, podemos citar:

  • A edição do processo seletivo
  • O desempenho dos demais concorrentes
  • A procura por aquela opção de curso, turno, universidade e campus

Quando vemos a nota de corte, portanto, estamos diante da menor nota possível para conseguir uma vaga em determinada seleção, para uma combinação específica de curso, turno, faculdade, unidade e modalidade de concorrência (ampla concorrência, Lei de Cotas, ações afirmativas…).

Sendo assim, já deu para perceber que não existe uma única nota de corte para Medicina, por exemplo. Mas vamos entender como isso funciona no Enem 2018.

O Enem 2018 tem nota de corte?

Na verdade, quem tem nota de corte são os processos seletivos que usam a nota do Enem. Portanto, você só vai precisar se preocupar com a nota de corte caso queria participar de um (ou mais) deles.

Os principais processos seletivos que vão usar a nota do Enem 2018 são:

  • Sisu 2019
  • ProUni 2019
  • FIES
  • Ingresso direto em faculdades privadas

Nota de corte do Enem 2018 para o Sisu 2019

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) usa a nota do Enem mais recente para classificar candidatos a uma das milhares de vagas disponíveis todo semestre em mais de 130 instituições públicas espalhadas por todo o Brasil.

De todos os processos seletivos que usam a nota do Enem, é de longe o mais concorrido.

A nota de corte do Enem 2018 para passar no Sisu 2019 só será divulgada depois que sair o resultado com a lista de aprovados. Ou seja, não tem como saber a nota de corte do Sisu com antecedência. Além disso, como você já sabe, a nota de corte vai depender da universidade, campus, curso, turno e modalidade de concorrência.

O que a gente pode fazer, por enquanto, é analisar as edições mais recentes do Sisu para ter uma ideia da nota de corte. As mais altas chegam perto de 900 pontos, enquanto as mais baixas dificilmente ficam abaixo de 600 pontos no Enem.

Nota de corte do Enem 2018 para o ProUni 2019

Para se inscrever no ProUni 2019 é preciso apresentar pelo menos 450 pontos na média das provas do Enem 2018, sem ter zerado a redação, além de se encaixar nos critérios de renda familiar e formação estabelecidos pelo programa.

Aqui, as notas de corte costuma ser mais acessíveis do que as do Sisu. É possível encontrar vaga com pouco mais do que o mínimo exigido para se inscrever. Cursos mais concorridos podem exigir mais de 750 pontos.

Serão duas edições do ProUni em 2019: no primeiro e no segundo semestre. O ProUni distribui bolsas de estudos integrais e parciais em cursos presenciais e a distância em faculdades particulares bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Nota de corte do Enem 2018 para o FIES

Com o FIES não é preciso ter feito o Enem mais recente. São aceitas as notas de qualquer edição a partir de 2010. Com isso, caso a regra não mude, será possível utilizar a nota do Enem 2018 para concorrer ao FIES por vários anos.

O programa, que financia a faculdade a juros baixos e só começa a cobrar a dívida depois da formatura, é voltado a pessoas de baixa renda que precisam de ajuda para pagar um curso superior. Vale apenas para cursos presenciais.

As notas de corte do FIES têm ficado entre 450 e 850 pontos.

Nota de corte do Enem 2018 para ingresso direto

Não é difícil encontrar uma faculdade particular que aceite a nota do Enem como forma de ingresso direto, sem que o candidato precise fazer vestibular. Os critérios variam bastante de instituição para instituição. Em geral, basta informar a nota e a edição do Enem no site da faculdade, ver se atende ao requisito e fazer a matrícula.

O processo é simples e sem burocracia. Algumas instituições fazem um processo seletivo separado para aqueles cursos muito disputados, como Medicina.

Onde estudar com a nota do Enem 2018

Selecionamos algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC onde você vai poder estudar com a nota do Enem 2018. Todas elas oferecem algum tipo de vantagem como ProUni, FIES, descontos, convênios, bolsas e financiamentos sem burocracia.
Confira:

 

Veja também:

Qual a nota mínima pra passar no Enem?

 

Como você vai usar a sua nota do Enem 2018? Conte para a gente aqui nos comentários!

Comente