Saiba quais são as notas de corte do Enem 2019

Enem — Escrito por

Iniciar um curso superior está nos seus planos? Então saiba mais sobre as possibilidades que você tem a partir da nota de corte do Enem 2019. Confira abaixo todas as informações sobre o assunto!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das provas mais concorridas do Brasil. Também pudera, por meio dele você passa a ter inúmeras opções para iniciar seu curso superior.

É possível usar essa nota para o ingresso direto em uma universidade pública ou particular, cadastrar-se no Sisu ou participar de programas de bolsas e financiamentos, como ProUni e Fies. Para que você entenda todas essas   possibilidades, vamos explicar como funciona a nota de corte do Enem 2019.

Como a nota de corte do Enem 2019 será calculada

Em todos os casos citados acima existe uma nota de corte, ou seja, um valor mínimo para ingressar em determinada faculdade ou programa.

Essa nota é definida de acordo com o nível dos participantes. Por exemplo, o Sisu, uma plataforma onde as faculdades oferecem vagas, utiliza a nota obtida no Enem como critério para aprovação. Acontece que quanto maior a pontuação dos inscritos, maior será a nota de corte. Isso porque as vagas sempre serão preenchidas pelos candidatos com melhor nota.

Existem ainda outros fatores que podem influenciar na sua nota de corte, como a instituição, o sistema de cotas e até mesmo o período e o curso, já que diversas graduações têm baixa concorrência.

Embora a escolha do curso tenha uma relação muito forte com o sonho profissional de cada um, tendências de mercado, alterações no quadro econômico e político do País, ascensão e até surgimentos de novas profissões são variáveis que alteram a nota de corte.

Portanto, basear-se em notas de corte anteriores pode ajudar você a ter uma ideia do que esperar para agora, mas isso nunca será exato. Em cada ano, diferentes candidatos, de novas gerações e com inúmeras influências participam do Enem.

Onde usar a nota do Enem

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma plataforma digital gerenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Nele, as universidades públicas divulgam as vagas disponíveis para candidatos participantes do Enem. O critério de seleção é a nota obtida no exame, por isso os candidatos com as maiores notas têm mais chances de ocupar essas vagas. Em 2019 o período de inscrições será de 22 a 25 de janeiro

ProUni

O programa oferece bolsas de estudo de 50% ou 100% a estudantes de baixa renda que vão ingressar em faculdades particulares, mas não têm condições de pagar a mensalidade. Para participar, é necessário ter feito o Enem, pois, assim como no Sisu, o critério de avaliação será a pontuação obtida no exame. Sendo assim, candidatos com as melhores notas serão beneficiados com as bolsas.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) garante a alunos de baixa renda uma espécie de empréstimo para pagar as mensalidades da faculdade particular. Existem duas modalidades: o novo Fies, que é destinado a candidatos com renda per capita de até três salários mínimos, e o P-Fies, para quem tem renda per capita de até cinco salários mínimos. A nota de corte varia conforme a pontuação obtida pelos candidatos no Enem e a concorrência do curso.

Ingresso direto na faculdade particular

Outra maneira de utilizar o Enem é como vestibular para ingressar na faculdade privada. Utilizando o Enem dessa forma o candidato escolhe o curso que deseja fazer e apresenta a pontuação que obteve no exame. Se a pontuação for suficiente para passar, sua vaga é garantida na hora. Sendo assim, basta fazer a matrícula e aguardar o início das aulas. De todas as opções apresentadas, essa é a mais simples. Sem burocracia nem necessidade de comprovar renda.

Algumas pessoas têm receio de ingressar na universidade privada por conta dos altos valores das mensalidades. Contudo, existem diversas instituições bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) que oferecem cursos com mensalidades mais em conta. Elas também possuem programas de bolsas de estudos, descontos em mensalidades e convênios.

Para ajudar você, selecionamos algumas opções de faculdades que oferecem cursos em todas as áreas do conhecimento, são reconhecidas pelo MEC e aceitam o Enem como forma de ingresso.

Além de oferecerem programas próprios de bolsas e descontos, conforme citado acima, participam do ProUni e do Fies. Sendo assim se você passar em algum deles poderá utilizar a bolsa nessas instituições. Confira agora onde estudar!

Veja também:

Passo a passo do Fies

Saiba tudo sobre o ProUni 2019

Por meio do Enem, você tem inúmeras opções para iniciar o ensino superior. Agora que você já sabe como funciona a nota de corte Enem 2019, corra e se inscreva nas faculdades privadas e públicas e nos programas de bolsas e financiamentos. Assim, terá chance de ingressar na universidade de diversas maneiras.

Aproveite e conte para a gente o que você pretende estudar!

Comente