Entenda como é feita a nota de corte do FIES

Fies — Escrito por

O FIES é uma ajuda e tanto para quem não tem condições de pagar a mensalidade da faculdade.

O programa, patrocinado pelo governo federal, oferece financiamento estudantil a juros baixos e com condições facilitadas de pagamento.

Tamanho benefício, como você deve imaginar, atrai um montão de candidatos de todo o Brasil. E se você quer aumentar as suas chances de passar nesse processo seletivo, precisa ter uma carta na manga.

Essa carta, como vamos mostrar agora, é a nota de corte!

Saiba tudo sobre a nota de corte do FIES agora mesmo e aumenta suas chances de passar!

O que é a nota de corte do FIES

A nota de corte do FIES é a nota do último candidato selecionado para determinado grupo de preferência.

Podemos dizer que é a menor nota possível para conseguir uma vaga. Chama nota de corte porque é uma linha divisória imaginária entre aqueles que entraram e aqueles que ficaram de fora. Faz sentido para você?

Por que é importante saber como funciona a nota de corte do FIES

Entender como funciona a nota de corte do FIES é importante porque pode ser a diferença entre passar no curso que você sonha e ficar a ver navios.

Quem chega no processo seletivo com um bom entendimento de como funciona essa dinâmica pode usá-la a seu favor.

Entenda melhor a seguir.

Como funciona a nota de corte do FIES

Antes de falarmos sobre como funciona a nota de corte, a gente precisa recapitular aqui como é a dinâmica do FIES.

O FIES é um processo seletivo que acontece eletronicamente, pela internet. Os interessados que cumprirem os requisitos de participação (de desempenho no Enem e renda familiar) entram no site oficial do FIES, se inscrevem e escolhem até 3 opções de curso.

O sistema vai preenchendo as vagas automaticamente, de acordo com a nota do Enem dos participantes. O resultado sai em poucos dias.

O legal é que o sistema do FIES divulga as notas de corte parciais enquanto as inscrições estiverem rolando. E você, que já saiu na frente porque está lendo este texto, pode ficar de olho nelas todos os dias. Para quê? Para mudar de opção caso perceba que a nota de corte para entrar naquela vaga que você escolheu está mais alta do que a sua nota do Enem.

O sistema do FIES permite que você mude suas opções quantas vezes quiser! Com isso, como falamos anteriormente, você pode aumentar bastante as suas chances de passar. Basta escolher um curso que comporte o seu desempenho no Enem e correr pro abraço!

Qual a nota de corte do FIES

A nota de corte do FIES varia de acordo com o desempenho de todos os candidatos que se inscreveram para aquela vaga. Sendo assim, quanto mais alta for a nota dos candidatos e maior a concorrência, maior a nota.

Antes de o processo seletivo ser finalizado, não dá para dizer com certeza qual a nota de corte.

O que a gente sabe é que dá para entrar em alguns cursos com nota próxima ao mínimo exigido (450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação) e tem curso com nota de corte para lá de 700 pontos. O lance mesmo é ficar monitorando as notas e corte durante o processo seletivo.

E se eu não conseguir o FIES?

A gente sabe que é difícil entrar no FIES, seja pela nota de corte ou pelos critérios de participação e exigências do contrato de financiamento.

Por isso, trazemos alternativas para você que quer fazer uma boa faculdade particular mas está com o bolso apertado no momento.

Uma ótima pedida são os benefícios sem burocracia oferecidos por ótimas instituições pelo Brasil afora: ingresso direto, bolsa Enem, descontos, convênios e parcelamento facilitado. Tem até benefícios para quem prefere estudar a distância. Descubra onde a seguir.

Onde estudar com a nota do Enem

Você pode começar agora mesmo sua busca por uma boa faculdade onde estudar com o FIES (só para cursos presenciais) ou como os benefícios que comentamos ali em cima.

Fizemos uma lista com faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC onde você pode estudar com sua nota do Enem:

Veja também:

Saiba se a Anhanguera aceita a nota do Enem e comece a estudar

E aí, o que achou da nota de corte do FIES? Vai tentar esse benefício ou escolheu outra forma de cursar a faculdade? Conte para a gente aqui nos comentários!

Comente