Quem escolhe fazer o curso de Medicina enfrenta uma grande concorrência por vagas em universidades de todo o Brasil. Para ser aprovado é preciso se dedicar muito aos estudos e tirar notas altíssimas nos vestibulares.

Fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) facilita bastante, pois, ao invés de fazer diferentes vestibulares, é possível usar a nota do Enem para tentar uma vaga em inúmeras faculdades de Medicina pelo País.

Ainda assim, a disputa é acirrada e as notas de corte costumam ser elevadas. Mas tudo depende do processo seletivo em que o candidato está inscrito e da universidade onde ele pretende conseguir a vaga.

Se você está pensando em fazer Medicina, saiba como entrar na faculdade com a nota do Enem e qual a pontuação mínima exigida em cada caso!

Como entrar em Medicina com a nota do Enem

É importante lembrar que a prova do Enem não garante automaticamente uma vaga na universidade. Para isto, é preciso se inscrever em algum processo seletivo. Entre os programas do Governo Federal de acesso ao ensino superior, podemos citar:

  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – classifica candidatos para universidades públicas.
  • Programa Universidade para Todos (ProUni) – distribui bolsas de estudo em universidades particulares para pessoas de baixa renda.
  • Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) – concede financiamentos para estudantes de baixa renda.

Como funciona a nota de corte para Medicina

A nota mínima para ser aprovado em Medicina (também chamada nota de corte) não é única. Ela depende de diversos fatores e muda a cada semestre. Funciona da seguinte forma:

  • Quando é aberto o período de inscrição dos processos seletivos, cada candidato vai fazer sua escolha de vaga, selecionando a universidade, a cidade e a modalidade de concorrência (cotas ou ampla concorrência).
  • Apenas os candidatos que escolherem exatamente as mesmas opções vão competir entre si.
  • Aqueles que tiverem as pontuações mais altas no Enem serão aprovados. A nota do último candidato aprovado será a nota de corte.

A nota de corte depende diretamente do desempenho dos candidatos inscritos em uma mesma vaga (no mesmo processo seletivo, curso, turno, universidade, cidade e modalidade de concorrência). Por esta razão, só saberemos com exatidão qual será esta nota depois de encerrado o período de inscrição.

No entanto, se observarmos as últimas edições do Sisu, ProUni e FIES veremos que, apesar de diferentes, as notas de corte não costumam variar muito. Isso significa que a pontuação para entrar em Medicina dos anos anteriores pode nos dar uma boa ideia do que esperar para as próximas edições destes programas.

Veja a seguir alguns exemplos de notas de corte para o curso de Medicina.

Nota de corte de Medicina para passar no Sisu

A concorrência por uma vaga no Sisu é muito acirrada. Dentre as maiores notas de corte sempre aparece o curso de Medicina. Veja alguns exemplos de edições recentes:

Universidades com notas de corte acima de 800 pontos:

Universidades com notas de corte entre 750 e 800 pontos:

Universidades com notas de corte até 750 pontos:

Nota de corte de Medicina para passar no ProUni

O ProUni distribui bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) para estudantes de baixa renda.

Para entrar no curso de Medicina, normalmente é preciso ter uma pontuação média superior a 700 pontos. Veja alguns exemplos:

Universidades com notas de corte acima de 750 pontos:

Universidades com notas de corte até 750 pontos:

Nota de corte de Medicina para ser aprovado no FIES

Recentemente o FIES passou por algumas mudanças em suas regras. Para se inscrever e concorrer a uma vaga, agora é obrigatório ter feito o Enem a partir de 2010, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação.

Em algumas universidades a nota de corte para Medicina esteve perto dos 800 pontos. Veja alguns exemplos dos últimos anos:

Universidades com notas de corte acima de 750 pontos:

Universidades com notas de corte até 750 pontos:

Veja a seguir:

Descubra que nota você precisa tirar no Enem pra ganhar bolsa

Vai tentar uma vaga em Medicina? Conte para a gente em qual universidade você deseja estudar!