Veja sua nota do Enem 2019 e descubra qual faculdade fazer

Enem — Escrito por

Saiba como consultar o seu resultado do Enem 2019 e como usar essa nota para ingressar no ensino superior.

A nota do Enem pode ser a porta de entrada para o tão sonhado curso superior. Por isso, nada mais normal do que ficar ansioso para saber a sua nota no Enem 2019. E nós vamos te mostrar onde e como encontrar essa informação!

Além disso, que tal entender como a nota do Enem é calculada e como você pode usar sua nota em processos seletivos para ingressar no ensino superior? Vem com a gente!

Como consultar a nota do Enem 2019

Para consultar a sua nota do Enem 2019, acesse o site oficial do Enem (http://enem.inep.gov.br) e clique em Página do Participante. Na nova aba, você precisará entrar com seu CPF e sua senha de cadastro do Enem para ver os resultados.

As notas exibidas estarão separadas por prova, além da redação:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias

Você também pode acessar suas notas através do aplicativo do Enem, informando os mesmos dados do site.

Os boletins de desempenho individual do Enem 2019 estão previstos para serem divulgados em janeiro de 2020.

Como funciona a nota do Enem

O Enem utiliza um método complexo de avaliação chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI), que não leva em conta apenas o número de acertos do estudante.

O TRI leva em consideração a coerência das respostas. Isso significa que um candidato que erra muitas questões fáceis, em teoria, não deveria acertar muitas questões difíceis.

Se isso acontece, o sistema considera isso como um chute, e atribui uma nota menor. Isso faz com que dois estudantes com o mesmo número de acertos não tenham, necessariamente, a mesma nota final.

O exame é composto por questões fáceis, médias e difíceis. Porém, como não dá vantagens para o chute, o candidato que acerta só questões fáceis e médias pode acabar tirando uma nota maior do que o candidato que erra muitas questões fáceis, mas acerta muitas questões médias e difíceis chutando.

Redação

A redação do Enem é corrigida uma a uma, manualmente. Cada texto passa pela mão de pelo menos dois avaliadores, que não têm contato entre si e não sabem quem é o autor.

A redação é avaliada segundo cinco competências, sendo que cada uma delas vale de 0 a 200 pontos, totalizando 1.000 pontos:

  • Demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.
  • Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de várias áreas do conhecimento.
  • Defender um ponto de vista com base em argumentações.
  • Demonstrar conhecimento da estrutura dissertativo-argumentativa.
  • Elaborar proposta de intervenção.

O que fazer com a nota do Enem 2019

A nota do Enem pode ser usada para a inscrição em diversos processos seletivos que dão acesso ao ensino superior. Confira:

Sisu

O Sisu é um programa do governo federal que tem o objetivo de facilitar o acesso às vagas em instituições de ensino superior públicas por todo o país.

O processo seletivo ocorre duas vezes ao ano, antes do início de cada período letivo. Para participar do Sisu 2020, basta ter realizado o Enem 2019 e tirado nota superior a zero na redação.

ProUni

O ProUni distribui bolsas de estudos parciais (50%) e integrais a estudantes de baixa renda que têm o intuito de estudar em instituições de ensino superior privadas.

Para participar do ProUni 2020, é preciso ter feito o Enem 2019 e atingido pelo menos 450 pontos na média das provas objetivas, sem ter zerado na redação. Também é preciso cumprir alguns requisitos socioeconômicos determinados pelo Ministério da Educação (MEC), incluindo limites de renda bruta familiar mensal.

FIES

O FIES é um programa de financiamento criado para que estudantes consigam financiar seus cursos superiores a juros abaixo do mercado — e o valor é pago apenas depois da formatura!

Para participar do FIES, o candidato precisa ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, obtido pelo menos 450 pontos na média das provas do Enem e nota maior que zero na redação. Além disso, é preciso se encaixar em determinado perfil de renda familiar.

Ingresso Direto

Adotado por diversas faculdades particulares, o ingresso direto é atualmente a maneira mais fácil e sem burocracia de iniciar uma nova graduação. Com a nota do Enem, o estudante pode ingressar no curso desejado sem precisar prestar vestibular.

Caso atinja a pontuação mínima exigida, basta levar o boletim de desempenho individual e a documentação solicitada para efetuar a matrícula.

Além de conseguir ingressar na graduação desejada com a nota do Enem, você ainda pode obter uma bolsa de estudo de até 100%!

Onde estudar com a nota do Enem 2019

A seguir, confira a lista que preparamos com algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC), nas quais você pode usar a nota do Enem para ingressar direto, sem precisar fazer vestibular. Além disso, todas elas participam do ProUni e do FIES. Confira:

Veja também:

Saiba qual a nota mínima para passar no Enem 2019

Agora que você já sabe como conferir a sua pontuação no Enem, conte para a gente aqui embaixo nos comentários: em qual processo seletivo você pretende usar sua nota?

Comente