Nota do ENEM será usada para ingresso na Universidade de Coimbra

Notícias — Escrito por

A Universidade de Coimbra, tradicional Instituição Portuguesa, informou em sua página, que os estudantes brasileiros interessados em cursar a primeira graduação inteira na Universidade, poderão utilizar as notas obtidas no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2011, 2012 ou 2013 como forma de ingresso.

Os estudantes poderão ingressar na Instituição utilizando somente os resultados do ENEM, pois não haverá a aplicação de outras avaliações pela Universidade.

A decisão de utilizar somente a nota do Exame foi tomada no dia de 10 de março, após a aprovação da nova legislação portuguesa (Lei nº 36/2014), que autoriza as instituições de ensino superior portuguesas a criarem suas próprias formas de seleção para estudantes estrangeiros. Visando assim, a diminuição da burocracia para o ingresso de brasileiros.

As notas das provas e da redação terão pesos diferentes conforme o curso escolhido pelo aluno.

O vice-reitor da Universidade de Coimbra, Joaquim Ramos de Carvalho, afirmou que “O ENEM já é o exame de acesso de várias boas universidades brasileiras e avaliamos que também serviria de qualificação para nossos candidatos”.

A Universidade de Coimbra foi fundada em 1290, é a mais antiga de Portugal e foi classificada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como Patrimônio Mundial. Ela oferta cursos em praticamente todas as áreas do conhecimento.

Os interessados poderão acessar a página da Universidade para maiores informações.

Veja aqui o regulamento.

Tags: , ,

Comente