Confira as notas do enem 2018 para usar em outros programas

Enem — Escrito por

Veja como você pode usar a nota do Enem 2018 para começar uma graduação!

O Exame Nacional do Ensino Médio é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Participando do Enem, é possível ingressar em um curso de graduação em uma universidade pública ou privada com ou sem a ajuda de programas do Governo Federal, como o Prouni e o Fies.

Está inscrito nesse exame? Então descubra o que fazer com a nota do Enem 2018!

Sobre as notas do Enem 2018

O resultado do Enem será liberado em etapas, com a liberação do gabarito, do boletim individual e do espelho da redação.

Veja as datas previstas para a divulgação dessas informações:

  • 14 de novembro de 2018 – Cadernos de Provas e Gabaritos Oficiais
  • 18 de janeiro de 2019 – Boletim Individual de Desempenho no Enem
  • Março de 2019 – Boletim Individual de Desempenho dos participantes treineiros
  • Março de 2019 – Espelho de redação de todos os participantes

A data mais esperada é o dia de liberação do Boletim Individual de Desempenho no Enem. Acessando esse documento online, você terá acesso as notas das provas de:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Redação

E qual a pontuação? Você pode receber uma nota de 0 a 1000 pontos em cada uma dessas avaliações. É esse resultado que você usará para participar dos processos seletivos que listamos abaixo:

Concorrer a uma vaga em uma faculdade pública

Se pretende estudar em uma instituição pública de ensino superior, você deve se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Esse sistema usa a nota do Enem como critério de seleção. Isso significa que, quanto maior os pontos obtidos nas provas, maior a chance de conquistar uma vaga em uma universidade pública estadual ou federal.

Além disso, centros federais educação tecnológica e institutos federais de educação ciência e tecnologia também oferecem vagas para o ensino superior via Sisu.

Concorrer a uma bolsa de estudo do Prouni

Uma outra alternativa é estudar em uma faculdade privada com uma bolsa concedida pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). Essa iniciativa do Governo Federal concede dois tipos de bolsa:

  • Parcial: 50% de desconto na mensalidade durante todo o curso para estudantes com renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa.
  • Integral: 100% de desconto na mensalidade durante toda a graduação para estudantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa.

Para concorrer a um desses benefícios, é necessário participar do Enem e obter pelo menos 450 pontos na média das provas objetivas, além de uma nota superior a zero na prova de redação.

“Mas qualquer participante do Enem pode se inscrever no Prouni?” Não. Além da restrição de renda familiar, o Ministério da Educação (MEC) exige que o candidato atenda um dos critérios abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em uma escola da rede pública ou como bolsista integral de uma escola privada.
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente na rede pública de ensino e parcialmente como bolsista integral de escola privada.
  • Ser uma pessoa com deficiência.
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. A renda não é considerada para o professor.

Financiar uma graduação via Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Governo Federal que permite financiar os estudos em uma faculdade privada a juros baixo e longo prazo de pagamento.

Para participar, é necessário realizar o Enem, obter uma nota mínima de 450 pontos nas provas objetivas e nota maior que zero na prova de redação. Além disso, é necessário ter uma renda familiar por pessoa de até 3 salários mínimos.

Conseguir bolsa de estudos em uma faculdade privada

Dependendo da nota que você tirou no Enem, é possível conseguir uma bolsa com 10% 15%, 20%, 30%, 50% ou até 100% de desconto na mensalidade de uma faculdade particular.

Ingressar em uma faculdade privada sem fazer um novo vestibular

Diversas faculdades privadas permitem usar a nota do Enem no vestibular. Isso significa que você pode se inscrever no processo seletivo da instituição e ser dispensado de fazer uma nova prova.

Quanto maior a sua nota, mais chances de ser bem classificado no vestibular e de ingressar rapidamente no ensino superior.

As instituições abaixo são reconhecidas pelo MEC, oferecem uma boa formação aos alunos de seus cursos presenciais e a distância, participam do Prouni e do Fies, além de concederem bolsas de estudos para quem conseguiu uma boa nota no Enem:

Veja também:

Enem 2018 – saiba quais as notas de corte para cada curso

Descubra por quanto tempo vale o Enem

Descubra qual é a nota mínima pra passar no Enem

Agora que você já sabe o que fazer com a nota do Enem 2018, conte para a gente qual graduação pretende cursar!

Comente