Notas mínimas e máximas do Enem 2014

Enem — Escrito por

O MEC divulgou as notas gerais do Enem 2014, com a pontuação mínima, média e máxima dos participantes nas provas objetivas e algumas informações sobre a nota da redação.

Com a nota do Enem 2014, é possível tentar bolsas de estudos pelo ProUni, financiamento estudantil pelo FIES, entrar em universidades públicas pelo Sisu e conseguir fazer um curso técnico gratuito pelo Pronatec.

Confira a pontuação geral do Enem 2014 e descubra como fazer para saber a sua nota!

Enem 2014: Notas Mínimas e Máximas da Redação

Em 2014, mais de 529 mil candidatos zeraram na redação do Enem. De acordo com relatório publicado pelo MEC, os principais motivos para tantas notas zero foram:

–       217.339 candidatos fugiram do tema proposto

–       13.039 candidatos copiaram os textos motivadores da prova

–       7.824 candidatos entregaram redações com menos de sete linhas

–       4.444 candidatos não obedeceram o tipo de redação solicitado (dissertativo-argumentativo)

Apenas 250 candidatos do Enem de 2014 conseguiram a nota máxima na redação: 1.000 pontos. Para obter a nota máxima da redação, é necessário apresentar um desempenho excelente em todos os cinco quesitos avaliados pelos corretores:

  1. Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
  2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

 

Enem 2014: Notas Mínimas e Máximas das Provas Objetivas

As notas gerais das provas de Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza do Enem 2014 foram maiores do que no ano anterior, enquanto a média de Matemática e a nota da redação caíram em relação à prova do Enem de 2013.

 

Confira as notas mínimas, máximas e médias para cada uma das quatro provas objetivas do Enem 2014:

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Nota mínima: 324,8

Nota máxima: 862,1

Média: 546,5

 

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Nota mínima: 330,6

Nota máxima: 876,4

Média: 482,2

 

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Nota mínima: 306,2

Nota máxima: 814,2

Média: 507,9

 

Matemática e suas Tecnologias

Nota mínima: 318,5

Nota máxima: 973,6

Média: 473,5

 

Descubra a nota que você tirou no Enem 2014

Pra descobrir sua nota do Enem 2014, você deve consultar o “Boletim de Desempenho Individual”, disponível no site oficial do exame. O MEC não divulga as notas dos participantes publicamente, é necessário fazer o login no sistema e consultar a nota individual, seguindo os passos:

1) Acessar o site do programa: enem.inep.gov.br.

2) Clicar no botão “Confira os resultados”.

3) Digitar o CPF e a senha de inscrição do Enem .

4) Digitar, no campo correspondente, as letras que aparecem na imagem.

5) Clicar no botão “Entrar”.

 

Como funciona a correção do Enem

A prova do Enem tem duas partes: provas objetivas e redação. Juntas, as 180 questões objetivas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza valem 1.000 pontos. A redação vale outros 1.000 pontos. Porém, mesmo que acerte todas as questões e tenha a nota máxima na redação, nenhum candidato chega a ter nota 2.000 no Enem. Por outro lado, mesmo que zere na redação e erre todas as questões objetivas, nenhum candidato recebe pontuação zero no Enem.

 

Isso acontece porque a nota das provas objetivas não segue um esquema simples de erros e acertos. O Enem aplica uma metodologia específica para determinar o desempenho dos participantes, a Teoria de Resposta ao Item (TRI).

 

A  TRI classifica as questões do Enem por nível de dificuldade (difíceis, medianas e fáceis) e tem mecanismos para identificar quem “chutou” as questões e quem realmente sabe o conteúdo avaliado. Por isso, se dois participantes do Enem acertarem o mesmo número de questões, pode ser que tenham pontuações diferentes, de acordo com os itens fáceis, médios e difíceis que conseguiram acertar.

 

Já a prova de redação é corrigida por uma banca de avaliadores. Cada redação é corrigida por pelo menos dois avaliadores diferentes, segundo critérios específicos dentro das cinco competências avaliadas e, para cada competência, podem atribuir de 0 a 200 pontos. Se dois corretores derem notas muito diferentes para uma mesma redação, ela passa por um terceiro avaliador e o Enem segue um processo de correção rigoroso até chegar a um consenso sobre cada nota.

 

Que nota você precisa tirar no Enem

O Enem se tornou o maior vestibular do País e ter um bom desempenho no Exame pode ser a porta de entrada para a universidade. Veja quantos pontos você precisa tirar no Enem para participar dos principais programas que usam o exame como critério para acesso ao ensino superior e técnico:

 

–       450 pontos nas provas e nota maior do que zero na redação: com essa pontuação, você pode se inscrever no ProUni e no FIES, desde que cumpra os demais requisitos dos programas. No ProUni, quanto maior a sua nota no Enem, maiores as chances de conseguir uma bolsa.

–       Nota maior do que zero na redação: se você não zerou na redação, pode participar do Sisu e concorrer a uma vaga em universidade pública. Vale lembrar que quanto maior a sua nota no Enem, maiores as chances de conseguir uma vaga.

–       Zero na redação: candidatos que zeraram na redação podem participar do Sisutec, que usa a nota do Enem para classificar candidatos a vagas em cursos técnicos gratuitos do Pronatec. Para se inscrever, é necessário apenas ter feito o Enem no ano anterior. Como a seleção é feita pela nota do Enem, quanto mais alta a sua pontuação, maiores as chances de conseguir uma vaga.

Tags: ,

Comente