O que é a Classificação Parcial no Sisutec?

Enem — Escrito por

O Sisutec é um sistema online de aprovação para cursos técnicos, criado pelo Ministério da Educação. O programa visa facilitar o acesso dos brasileiros à tão sonhada qualificação profissional, para a construção de um futuro melhor. Para a sua aprovação no Sistema, quanto maior tiver sido a sua nota no Enem, maiores são as possibilidades de garantir a sua vaga. Para facilitar o acompanhamento e até mesmo a mudança de opção de curso na tentativa de ser selecionado, é importante estar atento também à Classificação Parcial no Sisutec. Não sabe do que se trata? Leia nosso artigo e fique por dentro:

O que é a classificação parcial

A classificação parcial aparece no site do Sisutec com o nome de “nota de corte”. Ela é, portanto, um cálculo feito automaticamente pelo sistema, diariamente. Através dessa classificação você fica sabendo qual é a menor pontuação no momento que permite a aprovação de um aluno. Tendo essa informação você pode alterar o curso de sua preferência, caso não esteja entre os elegíveis.

Durante o período de inscrição do Sisutec, você pode alterar o seu perfil no site, modificando os cursos para os quais deseja concorrer. Como a intenção é sempre preencher todas as vagas disponíveis, o sistema facilita a sua verificação quanto a possibilidade ou não de você ser aprovado em determinada escola ou curso pretendido.

Quando e porque a classificação parcial não aparece no site do Sisutec

Em alguns casos, a classificação parcial pode não estar visível no sistema do Sisutec. Esta falta de informação é bem comum entre cursos em que o número de candidatos é menor do que a quantidade de vagas ofertadas. Neste caso você já pode considerar sua aprovação garantida, pois significa que o número de vagas disponíveis cobre o número de alunos inscritos em determinado curso. Como o sistema do Sisutec muda constantemente a classificação parcial, é indicado acompanhar esse status todos os dias.

É muito importante lembrar que a classificação parcial só aparece no sistema deste programa 01 (um) dia depois da inscrição. Isso significa que você não saberá se está entre os possíveis classificados logo que escolher o curso que deseja, mas precisa esperar até o segundo dia para obter essa informação.

A classificação parcial é dividida por turnos e por cidades

Para facilitar ainda mais o acesso de alunos aos cursos disponíveis, o Sisutec divide a classificação parcial de acordo com o turno em que acontecerão as aulas. Em alguns casos, você pode encontrar as letras M, V e N, que se referem à matutino, vespertino e noturno, respectivamente. Isso facilita ainda mais acompanhar as três classificações parciais.

É indicado também que você observe a classificação parcial das cidades próximas a que você reside. Este detalhe será mais um fator de vantagem para que você seja aprovado em uma vaga naquele curso que deseja.

Qual a validade da classificação parcial no Sisutec

Vale ressaltar que a classificação parcial do Sisutec é apenas um cálculo figurativo e ela não implica nos resultados reais do sistema. Por ser modificada diariamente, pode acontecer que você apareça entre os aprovados em um dia e no seguinte esteja entre os prováveis desclassificados. Isso acontece porque tais resultados são calculados com base na movimentação de inscrições e mudanças de opção de curso, que sofrem alterações a todo momento.

O importante é que você fique atento aos mínimos detalhes, pois, assim como em qualquer processo seletivo, essa atenção especial será o diferencial para que você tenha sucesso. Aproveite a classificação parcial no Sisutec para direcionar sua escolha e agilizar o seu acesso à educação de qualidade.

Para mais dicas sobre o Sisutec, assim como a respeito dos demais sistemas e programas de incentivo à educação do Governo brasileiro, fique de olho no Enem Virtual!

Tags: , ,

Comente