O PASUSP é um programa para ampliar a presença de estudantes de escolas públicas na USP. O desempenho dos alunos em prova aplicada do pausp é somado como bônus no vestibular da FUVEST.

Alunos do 2º e 3º anos podem obter até 15% de bônus no vestibular da FUVEST, dependendo da pontuação obtida nas provas da FUVEST.

O bônus de 15% é distribuído da seguinte maneira: até 5% para alunos do 2º ano e até 10% para alunos do 3º ano.

O bônus obtido pelos alunos do 2º ano será somado ao da prova quando os alunos estiverem no 3º ano, e o bônus total de até 15% será aplicado no vestibular realizado no próximo ano (FUVEST 2013).

Em 2011 haverá uma fase de transição, pois os alunos que estão atualmente no 3º ano não puderam participar do PASUSP quando estavam no 2º ano. Assim, excepcionalmente, os alunos de 3º ano inscritos no PASUSP 2011 poderão obter o teto máximo de 15% ao fazerem a prova da FUVEST.

O bônus é obtido pelo aluno de acordo com o seu desempenho na prova da primeira fase da FUVEST. Quanto melhor o desempenho, maior o bônus. Além disso, alunos inscritos no PASUSP poderão fazer o vestibular FUVEST 2012 gratuitamente, sem necessidade de pagamento da taxa de inscrição.