O que é o Pronatec?

Sisutec — Escrito por

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, conhecido como Pronatec, foi organizado pelo governo em 2011 com objetivo de organizar e oferecer vagas em cursos de ensino profissional e tecnológico para os estudantes brasileiros. O programa tem como principal meta tornar mais democrático e fácil o acesso às instruções de ensino profissionalizantes.

Ele é destinado inicialmente a pessoas das camadas mais humildes da população e para os beneficiários dos programas de inclusão do governo federal. Entretanto, qualquer pessoa de nacionalidade brasileira que já concluiu o ensino médio pode se candidatar. Entretanto, fica instituído na inscrição que se houver concorrência de mais de um candidato por vaga, quem terá prioridade serão os alunos que estudaram o ensino médio em instituições de ensino públicas ou para aqueles que foram bolsistas em regime integral nas instituições particulares.

Qual é o diferencial do programa?

Esse programa, embora recente, traz possibilidades interessantes e vem recebendo muitos elogios nos meios de ensino e nas áreas que necessitam de profissionais técnicos. Ele permite que os alunos que outrora buscariam vagas em cursos universitários, mesmo sem a aptidão para isso ou que simplesmente abandonariam os estudos, sejam direcionados para vagas em cursos técnicos, preparando mais adequadamente essas pessoas para o mercado de trabalho e dando ao país uma carga muito maior de profissionais gabaritados nas mais diversas áreas de atuação.

Como se dá o processo de participação?

A cada ano aumenta o número de inscritos e pode-se afirmar que ele já é um sucesso absoluto. Embora tenha tido problemas no processo de inscrição no início, o governo vem anunciando melhorias e adaptações no sistema, trazendo mais fluidez e velocidade nesse procedimento.

Como já foi dito, as vagas são originalmente destinadas aos alunos que estão em situação de necessidades, sendo viável para aqueles que estão nas seguintes condições: desempregados, participantes de programas de inclusão social do governo federal (inscritos no cadastro único do governo – CardÚnico), trabalhadores rurais, alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou em particulares com bolsa integral. Cada instituição que receberá os estudantes pode também ter condições específicas para aprovação.

Quais são as instituições e os cursos participantes?

A princípio são oferecidas vagas nas unidades do SENAI, SENAC, SENAT e SENAR, assim como em estabelecimentos de ensino de nível superior particulares que possuam em sua grade cursos técnicos. São basicamente três alternativas de estudo:

  • Estudo técnico para alunos que já terminaram o ensino médio, tendo duração mínima de um ano;
  • Estudantes que ainda se encontram cursando o ensino médio e irão fazer o curso técnico de maneira concomitante, também com duração mínima de um ano;
  • Alternativa de qualificação profissional, destinada a trabalhadores, também para alunos de ensino médio e para os beneficiários de programas de transferência de renda instituídos pelo governo federal. Este possui duração mais maleável, sendo a mínima de dois meses.

Os mais requisitados são os de informática, saúde, beleza e os da área de turismo.

Como posso fazer minha inscrição no programa?

O site oficial do programa tem todas as informações necessárias e tudo que você deve fazer para obter todas as vantagens oferecidas. É por lá também que você encontra as datas de inscrição e realiza os procedimentos para se candidatar à vaga. É possível obter informações valiosas também na secretaria de educação do seu estado. Há também o site do Sistema Nacional de Emprego, o SINE, que também informa sobre os cursos de qualificação profissional.

Ficou mais animado a melhorar suas qualificações e subir na vida? O Pronatec pode ser exatamente o que você procurava! Com grandes opções e variedade nas áreas de atuação, você pode buscar estudar aquilo que mais te agrada e coincide com seus talentos ou investir nos campos que melhor enxerga retorno financeiro em sua região.

Dessa forma, você terá um diferencial no mercado de trabalho e estará mais bem preparado para enfrentar o mundo competitivo que se apresenta à sua frente. Portanto, não perca mais tempo, procure as vagas que mais lhe agradam e invista em você: comece sua caminhada para ser um profissional de sucesso!

Tags: , , ,

Comente