O que é o Prouni

Prouni — Escrito por

Desde 2004, o Governo Federal beneficia inúmeras pessoas que não conseguem estudar em universidades públicas e também não têm condições financeiras de assumir uma universidade particular. Trata-se do Programa Universidade para Todos, o Prouni, que ano após ano concede bolsas de estudo parciais e integrais a milhares de brasileiros em universidades privadas de ensino superior.

Quem pode participar

Aqueles estudantes que comprovam ter renda familiar bruta, por pessoa, de até um salário mínimo e meio recebem 100% de bolsa, podendo fazer sua graduação de forma totalmente gratuita. Já aqueles que possuem renda familiar bruta, por pessoa, de até três salários mínimos, têm direito a 50% de bolsa, o que já é uma grande ajuda. O programa, então, beneficia muitos jovens, mas também é vantajoso para a universidade que o adota, pois ela recebe isenção de tributos.

Para concorrer a uma vaga via Prouni, não é necessário vestibular. No entanto, o candidato precisa ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no ano anterior e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas deste exame, além de não ter zerado a redação.

Além desses critérios, a pessoa precisa se enquadrar em uma das seguintes condições:

  • Ter feito o ensino médio completo na rede pública ou na rede particular com bolsa integral;

  • Ter feito parte do ensino médio em escola da rede pública e parte em escola da rede particular com bolsa integral;

  • Ser pessoa com deficiência;

  • Ser professor em exercício da rede pública e integrar o quadro permanente de pessoal da instituição. Estes podem concorrer apenas a cursos de licenciatura e não precisam comprovar renda.

Como funciona: inscrição e andamento

A inscrição no Prouni é gratuita e feita totalmente pela internet, pelo site do programa. Nesse momento, o candidato deve informar seu CPF, seu número de inscrição e sua senha no Enem do ano anterior.

O estudante terá acesso para ver quais as instituições, cursos e turnos das bolsas disponíveis. Então, poderá concorrer em até duas opções de cursos, conforme seu interesse e sua ordem de preferência. Também terá de optar por um dos tipos de bolsa: integral ou parcial (50%).

As bolsas serão distribuídas de acordo com as notas obtidas no Enem pelos candidatos. Porém, conforme as pessoas vão se inscrevendo no Prouni, diariamente a nota de corte de cada curso (ou seja, a nota mínima para ficar entre os potenciais pré-selecionados) vai sendo recalculada. Assim, o inscrito pode acompanhar a variação e, se sua nota não for suficiente para os cursos escolhidos, ele pode alterar suas opções. Valerá a última inscrição confirmada.

Pré-seleção e lista de espera

Conforme o número de vagas oferecidas e as notas do Enem dos concorrentes em cada curso, o Prouni pré-seleciona os candidatos com melhores notas. São feitas duas chamadas e, em cada uma, os pré-selecionados ganham um prazo para levar a documentação necessária na instituição de ensino em que pleiteia uma vaga. Além disso, se a instituição quiser, pode fazer outro processo seletivo com os pré-selecionados. Por isso, os estudantes precisam verificar essa possibilidade no ato da inscrição e ficar atentos ao cronograma das universidades.

Após o candidato pré-selecionado cumprir todas as etapas de entrega de documentos na instituição, aprovação nos demais processos seletivos (se houver) e havendo formação de turma no período letivo, o estudante pode assinar o Termo de Concessão e ser inserido neste programa de bolsa do governo.

Se o candidato não for pré-selecionado, ele ainda pode manifestar interesse, também através do site do Prouni, em participar da lista de espera do programa. Caso novas vagas sejam abertas – por causa de pessoas que não entregaram a documentação necessária, por exemplo – os candidatos da lista serão chamados por ordem decrescente de nota. Mesmo os candidatos em espera, após manifestarem interesse pela internet, devem apresentar a documentação à instituição de ensino em que pretendem estudar. Depois disso, basta aguardar o resultado.

Lembre-se que acompanhar os resultados e cumprir os prazos de entrega dos documentos é de total responsabilidade do candidato. Então, fique sempre atento ao site do Prouni e aos requisitos da instituição de ensino em que você quer estudar para que tudo corra bem. Estude bastante para o Enem e garanta a sua vaga! Sucesso em sua jornada.

Tags: , , , , ,

Comente