O que é o Sistec?

Carreiras, Sisutec — Escrito por

A educação profissionalizante funciona, cada vez mais, como um trampolim para a inserção de jovens no mercado de trabalho. Estudar em uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e ter acesso à uma formação de qualidade são itens fundamentais para o reconhecimento profissional.

No entanto, conquistar um diploma validado em todo o Brasil é também uma parte importante nesse início de carreira. Para isso, quanto mais fácil for o acesso às informações do estudante, mais rápida será a validação do diploma. Por isso o MEC elaborou um sistema que facilita esse processo.

Imagine uma plataforma que condensa informações, atualizadas constantemente, para informar educadores e alunos. Um sistema que reúne dados sobre escolas, cursos e seus alunos. O Sistema é uma realidade para quem busca cursos de nível técnico e médio. Descubra aqui como funciona esse Sistema.

O que é e como funciona

O Sistema de que falamos é o Sistec – Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional eTecnológica. Ele está vinculado ao Ministério da Educação e é alimentado todos os meses. O objetivo é oferecer dados completos e atualizados para estudantes, que pretendem cursar os ensinos médio e técnico, independentemente de ser da esfera pública ou privada. Também não há diferenciação em relação ao sistema de ensino. O Sistec atende às instituições municipais, estaduais e federais.

Além disso, o Sistec auxilia as instituições de ensino na validação nacional dos diplomas porque concentra as informações sobre os estudantes, cursos e carga horária.

Quem participa do Sistec

Todas as instituições de ensino, que fazem parte do perfil explicado acima, devem se cadastrar no Sistec. Para facilitar o processo de cadastramento, cada estado tem um período agendado previamente, que deve ser consultado conforme a agenda anual. Dirigentes e funcionários das escolas são os responsáveis diretos pela inserção e atualização das informações no Sistec.

Devem constar, informações gerais sobre a instituição de ensino, a respeito dos cursos oferecidos e suas respectivas matrículas. Esses dados facilitam a identificação dos estudantes, que são cadastrados anualmente.

Tecnologia auxilia no processo de cadastramento

Para facilitar o processo de funcionamento do Sistec, o MEC definiu que todas as instituições de ensino devem passar pela fase inicial chamada de pré-cadastramento. Durante esse procedimento a instituição recebe um código de acesso ao sistema, utilizado para a realização do próximo passo.

Antes do cadastramento oficial, órgãos como MEC (para escolas federais), Conselhos Estaduais de Educação ou similares (para escolas estaduais e municipais, públicas ou privadas), se responsabilizam pela validação das informações colocadas no Sistec. Somente após esse processo é que as escolas recebem diretamente do Sistema uma senha para inserir e atualizar regularmente as informações referentes aos cursos oferecidos e alunos matriculados.

O Sistec foi criado com o objetivo de condensar as informações em uma única fonte de dados e incentivar as instituições de ensino a atualizarem constantemente. Com isso, toda a população fica bem informada!

Agora que você já entendeu melhor como funciona o Sistec, que tal compartilhar esse texto com seus amigos nas redes sociais? Ajude na circulação dessa informação!

Tags: , ,

Comente