O que é o Sisutec?

Sisutec — Escrito por

Você já ouviu dizer que o governo brasileiro possui alguns programas que facilitam o ingresso de estudantes em instituições privadas e públicas de ensino superior? Dentre os mais populares estão o Enem, Fies e Sisutec, que auxiliam o ingresso tanto para ensino técnico quanto para profissionalizante. Nesse artigo você vai poder conhecer um pouco mais sobre este último, descobrir o que ele é e como o sistema funciona. Ficou curioso? Então continue lendo o nossa postagem especial acerca do Sisutec!

O que é o Sisutec?

Trata-se do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica. Vale acrescentar que o Sisutec é um sistema informatizado e gerenciado pelo MEC – Ministério da Educação. Pro meio dele, escolas públicas e privadas de ensino superior, educação tecnológica e educação profissional  disponibilizam vagas gratuitas (bolsas) em cursos técnicos subsequentes. As vagas são exclusivas para os candidatos participantes do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio.

Como funciona o Sisutec?

O processo seletivo do Sisutec é totalmente simplificado, uma vez que possui etapa única na inscrição. Ao se inscrever, o candidato escolhe, por ordem de preferência, no máximo duas opções de curso entre as vagas ofertadas. No decorrer do período de inscrição, o estudante poderá alterar as opções, sendo que a última alteração anula as informações anteriores. Ao final da etapa de candidatura, o Sisutec seleciona de forma automática os candidatos mais bem colocados em cada curso, segundo as notas do Enem.

Quem pode se inscrever no Sisutec?

Para se inscrever no Sisutec, os candidatos precisam ter feito o Enem do ano anterior. Além disso, é imprescindível que eles tenham obtido nota superior a zero na redação. É importante ressaltar que determinadas instituições de ensino adotam notas mínimas em certos cursos. Quando há esse requisito estabelecido pela instituição no ato da inscrição, o próprio sistema informa se a nota não for suficiente para concorrer ao curso.

Chamadas do Sisutec

No Sisutec, são considerados selecionados apenas os candidatos que ficam classificados dentro do número de vagas oferecidas pelo sistema em cada curso, obedecendo a modalidade de concorrência. Cumpre ressaltar que se as notas dos candidatos possibilitarem a classificação nas suas duas opções de vaga, ele será chamado exclusivamente para a sua primeira opção.

De acordo com as diretrizes do Sisutec, serão feitas apenas duas chamadas sucessivas. Em cada uma das chamadas, os candidatos escolhidos têm um prazo determinado para realizar a matrícula na instituição ofertante, confirmando assim a ocupação da vaga. Vale lembrar que não há lista de espera no Sisutec, pelo menos, não nessa edição. Se existirem vagas remanescentes, elas serão posteriormente ocupadas por meio de inscrição no site http://sisutec.mec.gov.br.

E se você for selecionado?

Os procedimentos são um pouco diferentes para os candidatos selecionados na 1ª e na 2ª opção. Confira:

Candidato selecionado na 1ª opção – Os candidatos selecionados em sua primeira opção de curso não participarão da chamada subsequente, independentemente deles efetuarem ou não a matrícula na instituição ofertante. É preciso prestar muita atenção aos prazos para não perder a data da matrícula. Caso isso ocorra, o candidato não será convocado na próxima chamada.

Candidato selecionado na 2ª opção – Quem for convocado na segunda opção, tendo ou não realizado a matrícula na instituição que o selecionou, continuará concorrendo à vaga que escolheu como primeira opção, na chamada subsequente. Ele poderá ser convocado caso haja desistência de candidatos ou perda de prazo por parte dos classificados para o curso em 1ª opção.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre o Sisutec? Compartilhe conosco as suas opiniões!

 

Tags: , ,

Comente