O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi realizado pela primeira vez em 1998 com o objetivo de avaliar o nível dos estudantes do ensino médio. Com o passar dos anos o ENEM ganhou importância e em 2009 se tornou o principal e mais concorrido vestibular do Brasil. Essa prova é realizada pelos estudantes que estejam concluindo, já tenham concluído ou pretendem conseguir o certificado de conclusão do ensino médio e desejam ingressar em alguma instituição de ensino superior federal, conseguir uma bolsa de estudos ou financiamento. Para participar dessa prova é preciso fazer a inscrição no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pagar e aguardar a confirmação.

Para realizar a inscrição basta acessar o site do Inep, durante o prazo determinado no edital, informar os números do CPF e RG, inserir seu e-mail ou número do celular. Caso seja necessário, marcar a opção de atendimento diferenciado por motivo de alguma deficiência. Após isso estará disponível a opção de obter o certificado de conclusão do ensino médio, essa opção deverá ser marcada apenas caso seja o desejo dos candidatos de concluir o ensino médio. Há também a opção de declarar carência, nesse caso, o candidato não precisa pagar a taxa de inscrição, essa opção é destinada aos estudantes matriculados na rede pública de ensino ou e aos autodeclarados de baixa renda. Após cadastrar todos esses dados, será solicitado que o candidato responda a um questionário socioeconômico. Assim que responder todas as questões o sistema mostrará a mensagem de inscrição realizada com sucesso. Vale ressaltar que são obrigatórios o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e da Carteira de Identidade (RG).

O período destinado a realização da inscrição, bem como o prazo para realizar o pagamento estão no Edital do exame, disponível também no site do Inep. A taxa de inscrição do ENEM é de R$ 35,00 (trinta e cinco reais), a não ser em caso de isenção. O pagamento é feito por meio do Guia de Recolhimento da União e não serão aceitos pagamentos fora do prazo estabelecido. Por meio do site do ENEM é possível acompanhar o andamento da inscrição e é de responsabilidade do estudante ficar atento a sua situação. Se você esqueceu sua senha não se preocupe, ao realizar a inscrição você informa seu e-mail e/ou seu número de celular,  são por eles que a sua senha será enviada, caso necessário.

Assim que o período de inscrições e o prazo de pagamento terminar, serão enviados aos candidatos inscritos o Cartão de Confirmação de Inscrição por meio dos Correios. Neste cartão estarão as informações sobre local de prova além de outras informações referentes a realização da prova.

Nos dias de provas, aconselha-se que o candidato compareça com, pelo menos, meia hora de antecedência ao local da prova. É necessário apresentar um documento de identificação original com foto nos dois dias de provas e levar apenas uma caneta esferográfica de tinta preta em material transparente. No primeiro dia a prova tem duração de 4 horas e 30 minutos e correspondem as matérias de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já no segundo dia, a duração é de 5 horas e 30 minutos e corresponde as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, além da prova de Redação. O tempo inclui a resolução das provas e também o preenchimento do respectivo cartão resposta.