O que é Sisu

Sisu — Escrito por

Ingressar em uma universidade pública é o sonho de muitos candidatos. Com as alterações no Enem, agora é possível alcançar esta conquista de um modo mais fácil que o vestibular: o Sisu.

Por isso, preparamos um guia para que você possa conhecer melhor a proposta do Sisu ajudando-o a participar do processo seletivo. Confira:

O que é Sisu

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é uma forma de selecionar candidatos que almejam vagas nas instituições públicas de ensino superior. A seleção é feita pela nota obtida no Enem, (Exame Nacional do Ensino Médio) ao qual os estudantes escolherão seus respectivos cursos de acordo com seu desempenho no Exame.

Quem pode participar?

A inscrição no Sisu pode ser feita por todos os participantes do Enem que tirarem nota acima de zero na redação. Para efetivas sua participação, são necessários o número de inscrição e a senha utilizados no Enem.

Como fazer a inscrição

A inscrição é feita a partir do número de inscrição do Exame e, caso você não se lembre ou tenha perdido, você poderá recuperá-lo diretamente no site do Enem. Para realizar o registro no sistema, basta acessar a página do Sisu na internet. não há cobrança de taxas para tal. Em caso de aprovação, o candidato deve ficar atento aos documentos necessários para a efetivação da matrícula no curso desejado.

Como funciona?

Ao fazer a inscrição, o candidato escolhe por ordem de preferência duas opções de cursos nas instituições de ensino aderidas ao Sisu. Nesta etapa, o estudante opta pelas formas de candidatura: ampla concorrência, Lei de Cotas ou vagas destinadas às políticas específicas de cada instituição. Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar as opções escolhidas, prevalecendo a última inscrição confirmada.

Ainda nessa etapa, o sistema seleciona os melhores alunos selecionados em cada curso conforme a nota do Enem. Caso a nota do estudante possibilite sua classificação nas duas opções de vagas escolhidas, ele será selecionado em sua primeira opção. São feitas duas chamadas e o candidato tem um prazo predeterminado para realizar sua matrícula na instituição.

Entenda sobre a nota de corte

A nota de corte – nota mínima necessária para ficar entre os potenciais selecionados – é calculada a partir da oferta de vagas de cada curso e pelo número de candidatos inscritos neste mesmo curso. A nota de corte se modifica conforme as notas dos inscritos e, por isso, é apenas uma referência para que o candidato analise as chances de ser selecionado, já que não é garantia de seleção.

Saiu o resultado. Como proceder?

O resultado pode ser verificado por meio das instituições de ensino ou pela página do Sisu, consultando o boletim do candidato. Caso seja selecionado, o aluno deverá verificar, junto à instituição de ensino selecionada, o local, a data e o horário que serão realizadas as matrículas. Fique atento aos prazos!

Lista de espera

Após as chamadas regulares do processo de seleção, o Sisu disponibiliza uma lista de espera para preenchimento das vagas ainda não ocupadas nas instituições de ensino participantes. Podem manifestar interesse os candidatos que não foram selecionados em nenhuma das opções das chamadas regulares ou aqueles que foram selecionados apenas para a segunda opção de curso.

Para se registrar, o candidato deverá selecionar a opção de participação da lista de espera do Sisu no período especificado pelo MEC.

 

E aí, preparado para aderir ao Sisu como meio de ingresso à universidade dos seus sonhos? Fique atento aos prazos e aos períodos de inscrição para que você não perca essa oportunidade: é apenas uma vez ao ano. Sucesso no Enem!

Tags: , , , ,

Comente