Veja como aproveitar a nota do Encceja do ensino fundamental e do ensino médio.

Você sabia que mais de 1,1 milhão de pessoas realizaram as provas do Encceja em 2019? Essa grande quantidade de participantes é uma ótima notícia! 

Significa que mais brasileiros estão voltando aos estudos. Segundo o MEC (Ministério da Educação), a principal motivação dessas pessoas é conquistar o diploma para ter acesso a melhores empregos e, consequentemente, proporcionar melhor qualidade de vida a sua família. 

É esse mesmo o objetivo do Encceja: permitir que brasileiros que não terminaram o ensino básico na idade apropriada concluam seus estudos.

Você pensa em fazer esse exame, mas não sabe o que fazer com a nota do Encceja? Fique tranquilo! Vamos lhe mostrar os caminhos para utilizar a nota do Encceja do ensino fundamental e do ensino médio.

O que fazer com a nota do Encceja: obter a certificação

A primeira atividade que você deve fazer é solicitar a certificação no seu estado. As certificações variam conforme seu rendimento no exame:

Para quem obteve nota 100 em pelo menos uma das provas e nota 5 na Redação:

  • Certidão de Proficiência Parcial do Ensino Fundamental
  • Certidão de Proficiência Parcial do Ensino Médio

O participante não foi aprovado de primeira, mas pode solicitar uma dessas certidões para ser dispensado de algumas provas Encceja no ano seguinte.

Em vez de fazer todas as avaliações novamente, o inscrito com certidão emitida realiza apenas as provas que precisa obter a nota mínima.  

Para quem obteve as certidões de proficiência parcial de todas as provas:

  • Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio

É possível solicitar a certificação por juntada. Isto é, juntar resultados de edições diferentes do Encceja para obter a conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio. 

Para quem foi aprovado de primeira no Encceja:

  • Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio

Quem fez o Encceja e passou de primeira, obtendo os 100 pontos mínimos em cada prova e 5 pontos na Redação numa única edição, pode solicitar direto o certificado de conclusão. Não há necessidade de pedir certidão parcial de proficiência.

Para pedir a emissão de qualquer um desses documentos, procure o site da instituição certificadora do seu estado. Geralmente é a Secretaria de Estado de Educação ou um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

No site oficial do certificador, você encontra as orientações exatas para a emissão desses documentos. 

O que fazer com a nota do Encceja do ensino fundamental

Com o seu certificado de conclusão do ensino fundamental, não pare os estudos. Continue sua jornada para concluir o ensino médio. Você pode:

  • Se inscrever em uma escola pública perto da sua casa que oferece o ensino médio para EJA ( Educação de Jovens e Adultos) — o antigo supletivo.
  • Estudar em casa com as apostilas gratuitas do MEC para fazer o Encceja do ensino médio no próximo ano.
  • Se inscrever em um curso preparatório presencial ou online para estudar e fazer o Encceja do ensino médio no próximo ano.

O MEC aplica as provas do Encceja anualmente em agosto. A inscrição é gratuita e deve ser realizada em maio.

O que fazer com a nota do Encceja do ensino médio

Sendo aprovado no Encceja e obtendo seu certificado de conclusão no ensino médio, você pode seguir um dos caminhos abaixo:

Opção A: se inscrever na próxima edição do Enem e fazer as provas. Com a nota do Enem, você consegue participar do Sisu para concorrer a uma vaga numa graduação presencial de uma faculdade pública. 

Opção B: se inscrever na próxima edição do Enem e fazer as provas. Com a nota desse exame, pode se inscrever no ProUni para disputar uma bolsa de estudos integral ou parcial em uma faculdade privada. 

É preciso ter renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos e ter feito o ensino médio em escola pública ou em escola particular como bolsista integral.

Opção C: se inscrever na próxima edição do Enem e fazer as provas. Com a nota desse exame, pode se inscrever no Fies para financiar uma graduação presencial sem juros ou com juros reduzidos e pagamento depois da formatura. O limite de renda familiar bruta mensal é de até 5 salários mínimos por pessoa.

Opção D: se inscrever na próxima edição do Enem e fazer as provas. Com a nota desse exame, ingressar direto numa graduação presencial ou EAD recebendo bolsa de até 100% em uma faculdade privada reconhecida pelo MEC, como as instituições abaixo: 

Opção E: usar a nota do Encceja para ingressar numa graduação sem fazer o Enem e recebendo bolsa de estudo da faculdade particular. Há vagas em bacharelados, licenciaturas e cursos tecnológicos presenciais e EAD nas faculdades abaixo:

Essas instituições concedem bolsas de estudos aos aprovados no Encceja do ensino médio. Há bolsas para graduações presenciais, semipresenciais e a distância, com descontos de até 63% durante o curso todo.

Veja também:

Conheça as faculdades que duram 2 anos e veja como fazer

Pronto! Agora você já sabe o que fazer com a nota do Encceja. O que está acontecendo em sua vida que fez você decidir realizar o Encceja? Deixe seu comentário!