Saiba onde usar a nota do Enem 2018

Enem — Escrito por

O Enem é hoje o grande passaporte para o ensino superior. Quem participa das provas pode tentar vaga em universidade pública, disputar bolsas de estudos, financiar o curso ou mesmo entrar direto em faculdades particulares sem ter que fazer um novo vestibular.

E não para por aí, não: dá até para entrar em grandes universidades europeias com a nota do exame.

Se você ainda não sabe onde usar a nota do Enem 2018, fique atento: a gente explica tudo a seguir e ainda dá dicas de faculdades bem legais onde garantir sua matrícula com toda facilidade!

Onde usar a nota do Enem 2018

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já é o maior e mais desejado “vestibular” do país.

A edição de 2018 não é diferente. As provas acontecem em novembro de 2018, mas o resultado só sai em janeiro de 2019. Logo em seguida começam os processos seletivos que usam a nota do Enem para permitir entrada no ensino superior.

São pelo menos cinco chances de entrar na faculdade com a nota do Enem 2018.

Conheça todas elas a seguir!

Use a nota do Enem 2018 para entrar na universidade pública

Por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é possível entrar em mais de 100 universidades e institutos federais em todo o país.

São cerca de 240 mil vagas em graduações de todas as áreas do conhecimento.

Para participar, basta ter feito o Enem mais recente e não ter zerado a redação. Quem fizer o Enem em 2018 poderá participar do Sisu em 2019.

São duas edições por ano. A primeira ocorre poucos dias depois da divulgação dos resultados do Enem, em janeiro. A segunda abre inscrições entre o final de junho e o início de julho.

É possível disputar vaga em até duas opções de curso pelo Sisu. Durante a seleção dá para mudar de opção quantas vezes quiser, até o encerramento.

No Sisu existem três modalidades de disputa: por ampla concorrência (a geral), por cotas e por ações afirmativas das próprias instituições de ensino.

O Sisu tem as notas de corte (a pontuação mínima para conseguir vaga) mais altas de todos os processos seletivos que usam a nota do Enem.

Use a nota do Enem 2018 para conseguir uma bolsa de estudos

O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece a possibilidade de fazer um curso superior com bolsa de estudos bancada pelo governo federal. As vagas cobrem os custos parcial ou integralmente, em faculdades particulares de primeira linha.

Quem fizer o Enem em 2018 poderá concorrer às duas edições do programa em 2019.

Para isso, no entanto, é preciso preencher alguns requisitos importantes:

  • Ter obtido pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação.
  • Ter feito todo o ensino médio em escola pública ou na particular na condição de bolsista integral.
  • Comprovar renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa.

O programa oferece concessões especiais a professores efetivos da rede pública de ensino concorrendo a bolsas em cursos de licenciatura e a pessoas com deficiência.

A seleção abre duas vezes por ano, logo após o encerramento do Sisu.

Aqui também é preciso ter feito bonito nas provas. A nota de corte de alguns cursos chega a patamares próximos aos do Sisu.

O ProUni é o único programa do governo federal que usa a nota do Enem para distribuir bolsas em cursos a distância.

Use a nota do Enem 2018 para financiar um curso superior

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é uma excelente pedida para quem busca uma forma de pagar os estudos sem sobrecarregar o orçamento.

Com ele dá para financiar o curso superior a juros abaixo dos praticados no mercado e ainda ganhar um prazo a perder de vista para pagar as parcelas do empréstimo.

O FIES é concedido mediante processo seletivo. Para se inscrever é preciso ter feito o Enem – vale qualquer edição a partir de 2010 – e apresentar desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter tirado zero na redação.

Por ser direcionado a pessoas de baixa renda, só pode participar quem se encaixa no perfil socioeconômico determinado pelo Ministério da Educação.

O FIES também acontece duas vezes por ano.

Use a nota do Enem 2018 para entrar direto na faculdade particular

Para quem gosta de facilidade e tranquilidade, o ingresso direto é a modalidade ideal. Com ela, basta apresentar as notas obtidas em qualquer edição do Enem (normalmente a partir de 2010) para conseguir imediatamente vaga em uma faculdade particular.

O interessado deve se inscrever no processo seletivo da faculdade desejada, escolher o curso que quer fazer e seguir os procedimentos apresentados.

Caso tenha a pontuação mínima necessária, é só preparar os documentos e efetuar a matrícula. É rápido, fácil e, na maioria das vezes, gratuito – sem contar o alívio de não ter que fazer mais provas.

A nota mínima para entrar em cada curso é definida pelas próprias faculdades e varia bastante de uma para a outra. Informe-se onde você quer estudar.

Faculdades de usam a nota do Enem 2018

Finalmente chegou a melhor parte: a que você escolhe a faculdade onde quer estudar.

Se optar pelo Sisu, poderá tentar vaga em até duas universidades entre as cerca de 130 participantes.

Se escolher o ProUni, FIES ou ingresso direto, o número de instituições participantes é infinitamente maior.

Para não ficar perdido no meio de tanta opção, a nossa dica é: comece a pesquisar as instituições de ensino que estão perto de você o quanto antes.

Se você ainda não tem um ponto de partida, a gente traz uma lista com algumas sugestões bem interessantes. São faculdades bem avaliadas pelo MEC, que contam com boa infraestrutura e uma grande diversidade de cursos.

Conheça a seguir:

 

Veja também:

Descubra qual é a nota de corte do Enem 2018

E aí, já sabe onde vai usar a sua nota no Enem 2018? Conte para a gente!

Comente