O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem se tornado, a cada ano, uma prova mais importante e conhecida em todo o Brasil. Amparados em avaliar a qualidade do ensino médio do país, esta prova exige dos candidatos preparação prévia e empenho nos estudos das áreas de humanas, exatas, biológicas, além de conhecimento em atualidades. Em contrapartida, o Exame passa a se tornar, também, porta de entrada para universidades federais e estaduais, além de auxiliar em programas de financiamento (FIES) e bolsas de estudo (Prouni) governamentais para instituições de ensino particulares.

Para os dias das provas, no entanto, muitos candidatos não sabem exatamente o que levar para o Enem, seja em questões de materiais para execução do Exame, aparelhos eletrônicos de rotina, alimentos e até mesmo documentos. Por isso, selecionamos algumas dicas que vão te ajudar nesse momento. Estar ciente do que é permitido ou não levar é também muito importante para o seu sucesso na prova. Confira:

Conheça o local em que o Enem será aplicado

Conhecer o local da prova previamente é um trunfo para evitar atrasos. Visite alguns dias antes o local em que você fará a sua prova e busque rotas alternativas. É muito comum histórias de candidatos que por poucos minutos não conseguiram fazer a prova. Ferramentas na internet podem te ajudar a encontrar um trajeto mais tranquilo e te dar opções de transportes coletivos, como ônibus e metrô, se for o caso. Não se esqueça de anotar um segundo trajeto para alguma eventualidade. Saia sempre um pouco mais cedo de casa: nesta situação, chegar antes é muito positivo, inclusive, para solucionar possíveis empecilhos como a falta de materiais permitidos para a execução do Enem, por exemplo.

Não esqueça os documentos para o Enem

Parece óbvio, mas há quantidade expressiva de candidatos que são impedidos de fazer o Enem por não levarem um documento. Não se esqueça de levar um documento com foto em ótimo estado, principalmente o RG. Mas também são aceitos o seguintes documentos: Carteira de Identificação Fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, caso seja considerado um documento de identificação em outras ocasiões; Passaporte; Carteira de Motorista; Carteira de Trabalho, desde que emitida após o dia 27 de janeiro de 1997; Certificado de Reservista para os homens; Certificado de Dispensa da Incorporação ou Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores, em caso de estrangeiros.

Se o documento for muito antigo, de quando era criança, por exemplo, trate de providenciar outro mais recente. Além do reconhecimento pela imagem, pode ser necessário comparar a letra de sua assinatura com uma frase no cartão de respostas – e com o tempo, sua letra pode variar bastante. Evite problemas desta ordem no dia do exame.

Material para execução das provas

Infelizmente, nem todos os itens de papelaria que utilizamos no dia a dia são aceitos na realização das provas. Se a sua caneta da sorte for aquela super colorida: esqueça! O material para o Enem é bastante restrito e o rigor implacável. Leve caneta esferográfica preta ou azul, de preferência mais que uma. Deve ser daquela bem simples mesmo, mas um detalhe é importante: o tubo envolto deve ser transparente. Lápis, borracha, régua e qualquer outro papel, seja de qual natureza for, são proibidos. Há um tempo até eram aceitos borracha e lápis, mas as normais vigentes proíbem estes itens. Fique atento!

Alimentos para o Enem

Alimentação e água não são somente aceitos, como recomendadas. Separe algo prático, de fácil ingestão, como barras de cereal ou chocolate, que além de suprirem a fome, também contribuem para acalmar os ânimos. Levar uma garrafinha de água é o ideal. Primeiro pelo fator tempo: caso você tenha sede não é necessário sair no meio da prova para ir até um bebedouro.

O que não é permitido no dia das provas

A maioria dos candidatos acredita que basta não utilizar os aparelhos eletrônicos na hora da prova, mas não é permitido que você leve celular ou quaisquer outros aparelhos eletrônicos receptores de mensagens. Parece um exagero, mas muitas fraudes já foram pegas por conta disso. Fones de ouvido e outros equipamentos devem ser completamente evitados. Além disso, não são permitidos bonés, relógios, óculos escuros (de sol), touca e quaisquer outros itens associados.

E aí, anotou o que levar para o Enem e o que é proibido? Agora é manter a calma para obter sucesso no Exame! Caso ainda tenha ficado alguma dúvida, compartilhe-a conosco nos comentários. Podemos ajudá-lo.