Dando sequência à série de artigos mostrando qual é a expectativa dos professores do ensino médio e de cursinhos pré-vestibulares quanto ao conteúdo que poderá ser abordado nesta edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) preparados pelo Enem Virtual. Hoje as respostas são relacionadas à prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias .

O que pode cair no ENEM

Para responder às questões referentes ao conteúdo da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, consultamos alguns professores de ensino médio e cursinho. As respostas sobre o que pode cair no ENEM você confere logo abaixo.

Biologia

Quais assuntos devem ser priorizados nos estudos?

A prova do ENEM é uma prova de possui seus temas totalmente relacionados com assuntos atuais. Devido a isso, grande parte das questões de Biologia são relacionadas ao contexto ambiental do Brasil. A prova apresenta ainda assuntos relacionados a doenças, suas variações e o tratamento adequado para as mesmas. Também é importante que o aluno dê uma atenção especial as teorias da evolução, principalmente as teorias de Lamarque e Darwin. Outro assunto que é cobrado com frequência na prova de Biologia é a genética.

Em relação à atualidade, o que pode ser abordado nessas provas?

Como já foi dito na pergunta anterior, a prova do ENEM aborda temas atuais, e apresenta suas questões relacionadas com os mesmos. Devido a isso, assuntos relacionados ao meio ambiente, como os principais problemas ambientais do planeta terra e suas possíveis consequências a médio e longo prazo. Outro assunto relacionado à atualidade que também pode ser cobrado no exame são as doenças que surgiram mais recentemente, como a gripe H1n1.

Quais assuntos são mais recorrentes no ENEM?

Observando as provas anteriores do ENEM, observamos que as questões apresentam grande caráter multidisciplinar, envolve diversos assuntos e matérias em uma única questão. Por isso, é importante que o aluno desenvolva suas habilidades de interpretação e compreensão de textos, já que grande parte das questões do ENEM podem ser respondidas com base nos conhecimentos empíricos. O meio ambiente e temas relacionados à saúde são cobrados com maior frequência.

Química

Quais assuntos devem ser priorizados nos estudos?

A parte da prova de Ciências da Natureza no ENEM relacionada à química é divida em três partes: química geral, química orgânica e físico-química. Estudo dos gases, cálculos estequiométricos, reações de pilha e eletroquímicas, equilíbrio de POH e PH e o questões envolve o gasto de energia são os temas mais abordados na área de química.

Em relação à atualidade, o que pode ser abordado nessas provas?

As questões que envolvem temas mais atuais, como os gases do efeito estufa e a chuva ácida aparecem com maior frequência na prova do ENEM. Um outro tema atual que é cobrado constantemente no exame é a relação da produção energética dos diversos tipos de usinas do mundo e qual o impacto ambiental que as mesmas causam.

Quais assuntos são mais recorrentes no ENEM?

Analisando as provas anteriores do ENEM, com relação à área das Ciências da Natureza, questões de funções orgânicas, cálculos estequiométricos e mudanças de estado físico são as que aparecem com maior frequência. Eletrodinâmica, combustíveis e nomenclatura também merecem uma atenção especial.

Física

Quais assuntos devem ser priorizados nos estudos?

Um assunto importante, que vem ganhando espaço nas provas é a energia. Temas como a transformação e a geração de energia aparecem com grande frequência. A prova de física do ENEM é voltada para a parte de mecânica e energia.

Em relação à atualidade, o que pode ser abordado nessas provas?

A prova do ENEM possui questões que abordam temas interdisciplinares e os relacionam com a atualidade. Questões relacionadas aos tipos de energia, como qual o tipo de produção utilizado em casa usina e o quanto as mesmas produzem. Temas relacionados a energia térmica, relacionando-a com as mudanças climáticas e o clima nos grandes centros urbanos também são cobrados com frequência.

Quais assuntos são mais recorrentes no ENEM?

A área de Ciências da Natureza da prova do ENEM, relacionada com a disciplina de física, neste ano de 2013 pode apresentar um tema novo – o eletromagnetismo. Além disso, questões envolvendo a temperatura, a eletrodinâmica, tempo, distância, força, energia e trabalho são cobrados com grande frequência. Energias renováveis e o pré-sal também são assuntos que devem ter uma atenção especial.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]