Dando sequência à série de artigos mostrando qual é a expectativa dos professores do ensino médio e de cursinhos pré-vestibulares quanto ao conteúdo que poderá ser abordado nesta edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) preparados pelo Enem Virtual, hoje publicamos as respostas referentes à área de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

O que pode cair no ENEM

Para responder às questões referentes ao conteúdo da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, consultamos alguns professores de ensino médio e cursinho. As respostas sobre o que pode cair no ENEM você confere logo abaixo.

Geografia

Quais assuntos devem ser priorizados nos estudos?

Um assunto importante, que vem ganhando espaço nas provas é relacionado ao Meio Ambiente e a Sustentabilidade. Esses assuntos são abordados em meio a textos sobre desmatamentos, exploração ilegal de áreas preservadas, reflorestamento, alteração no clima, entre outros. Além disso, assuntos relacionados à Geopolítica, Migração e Energia também são muito cobrados e merecem atenção nos estudos.

Em relação à atualidade, o que pode ser abordado nessas provas?

Como dito anteriormente, um assunto muito atual e que pode aparecer em algumas questões na prova de Geografia é o Meio Ambiente e tudo aquilo que o cerca. Juntamente a isso podem vir questões abordando temas da economia e de acordos sobre preservação ambiental.

Quais assuntos são mais recorrentes no ENEM?

De acordo com provas anteriores, observamos que as questões apresentam grande caráter multidisciplinar. Questões relacionadas ao meio ambiente aparecem junto a questões econômicas, questões que abordam a migração, relacionadas ao desenvolvimento industrial e questões que utilizam um pouco de cada assunto.

História

Quais assuntos devem ser priorizados nos estudos?

Na disciplina de história é importante conhecer todos os temas estudados no ensino médio, nem que seja apenas uma ideia geral, e aprofundar em alguns tópicos básicos como: a História do Brasil, como um todo, Idade Contemporânea, e a sucessão de governos ocorrido no Brasil.

Em relação à atualidade, o que pode ser abordado nessas provas?

Devido aos grandes protestos e manifestações que ocorreram durante o ano, acredito que questões relacionadas a Democracia possa ser abordado, já que tanto se fala ultimamente nesse assunto.

Quais assuntos são mais recorrentes no ENEM?

As questões são principalmente ligadas ao Brasil, seja na colonização ou na Democracia, acredito que ênfase deve ser nesse aspecto histórico. Quanto a História Geral, é preciso conhecer e conseguir contextualizar com o que se pergunta na questão.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]