Continuando com a série de artigos sobre o que pode cair no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), segundo a expectativa dos professores do ensino médio e de cursinhos pré-vestibulares. Desta vez as respostas correspondem à prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

O que pode cair no ENEM

As respostas foram dados professores que lecionam essa matéria à estudantes de ensino médio e cursinho pré-vestibular. As respostas sobre o que pode cair no ENEM na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias você confere logo abaixo.

Língua Portuguesa, Literatura e Comunicação

Quais assuntos devem ser priorizados nos estudos?

O ENEM costuma englobar diversos assuntos nas questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Nessas questões são avaliados conhecimentos de ortografia, gramática, interpretação de textos, literatura e até questões que envolvem tecnologias da informação e educação física. Mas a prioridade dessa área pode ser a leitura, desenvolvendo a capacidade de interpretar diferentes tipos de textos, além de um conhecimento geral sobre todos os tópicos abordados durante o ensino médio.

Além disso, é indispensável a leitura, principalmente de obras de autores brasileiros como o Machado de Assis. Ao longo dos anos essas questões sempre foram abordadas e dessa vez não deve ser diferente, junto a isso é importante saber relacionar o momento histórico vivido na época.

Quais assuntos são mais recorrentes no ENEM?

As questões apresentadas no ENEM são geralmente multidisciplinares e unem em uma só questão aspectos de literatura, tecnologias da informação, atualidades, além de conhecimentos específicos da língua portuguesa, como análise sintática, acentuação e pontuação. Nas questões de literatura, costuma envolver conhecimentos de obras de artes e seus autores.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]