O Enem Virtual preparou uma série de artigos com conteúdo exclusivo, mostrando qual é a expectativa dos professores do ensino médio e de cursinhos pré-vestibulares quanto ao conteúdo que poderá ser abordado nesta edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O que pode cair no ENEM

Para responder às questões referentes ao conteúdo da prova de Matemática e suas Tecnologias, conversamos com professores que lidam diariamente com a preparação de alunos para as provas de vestibulares tradicionais e ENEM. Então, o que pode cair no ENEM na prova de Matemática? Confira as respostas abaixo!

Matemática

Quais assuntos devem ser priorizados nos estudos?

As provas de Matemática do ENEM costumam envolver vários assuntos em uma única questão. Por isso é recomendado estar ciente de todos os assuntos estudados durante os três anos do ensino médio. Porém, matérias de Probabilidade, Trigonometria, Porcentagem, Proporção, operações Algébricas, Frações, Fatoração e Progressões devem ser priorizadas.

A Geometria também merece atenção, como: Plano Cartesiano, Retas, Circunferências, Volumes, entre outros. É preciso ainda ter atenção quanto à interpretação de Gráficos e estar ambientado em resolver funções de primeiro e segundo graus, bem como conhecer sobre assuntos de estatística como média, moda e mediana.

Quais assuntos são mais recorrentes no ENEM?

De acordo com as últimas edições do ENEM, podemos dizer que os assuntos mais recorrentes na prova de matemática são relacionados à Trigonometria e Proporção. Geralmente essas questões aparecem em conjunto, por isso saber interpretar a questão é muito importante. O raciocínio lógico é fundamental na resolução das questões, sendo pouco importante decorar inúmeras fórmulas.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]