Para finalizar a série de artigos mostrando o que pode cair na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), entrevistamos mais um professor, que leciona em escolas de ensino médio e em cursinhos pré-vestibulares, para falar sobre sua expectativa quanto aos temas que podem ser abordados na prova de Redação.

<

O que pode cair no ENEM

p>Para responder a essas questões, consultamos a opinião de alguns especialistas na preparação dos alunos para provas de vestibular e ENEM. As respostas sobre o que pode cair no ENEM na prova de Redação você confere logo abaixo.

Redação

Quais assuntos devem ser priorizados nos estudos?

É muito difícil dizer o que pode vir a ser pedido nas provas do ENEM, por isso é recomendado estar atento aos acontecimentos do cotidiano para que se possa conseguir desenvolver bem uma dissertação sobre quaisquer que seja o tema proposto. Outro ponto importante é saber desenvolver o tipo correto de redação, que é o texto Dissertativo-Argumentativo.

Em relação à atualidade, o que pode ser abordado nessas provas?

Alguns assuntos que ganharam destaque no decorrer do ano e que podem aparecer como temas da redação são: as manifestações populares que ocorreram durante o ano e sua relação com as redes sociais, a chegada de médicos estrangeiros para suprir algumas carências da saúde brasileira, a questão do pré-sal e do petróleo brasileiro, os acontecimentos de espionagem na internet realizada pelos EUA e a questão da privacidade, os direitos humanos e a questão da sustentabilidade e fontes de energia sustentável.

Esses são alguns tópicos que podem ser abordados, direta ou indiretamente, não só na prova de redação, como em outras áreas de conhecimento.

Quais assuntos são mais recorrentes no ENEM?

Os temas sugeridos nas últimas provas do ENEM foram:

  • “Movimento imigratórios para o Brasil no século XXI”
  • “Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado”
  • “O Trabalho na Construção da Dignidade Humana”
  • “O indivíduo frente à ética nacional”
  • “Três possibilidades de ação para preservar a floresta Amazônica”
  • “O desafio de se conviver com as diferenças”

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]