Está pensando em prestar o Encceja para concluir seus estudos em 2020? Neste artigo, você fica sabendo mais sobre a prova e quais são os conteúdos cobrados. Confira!

Para que serve o Encceja?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) permite que jovens a adultos que não conseguiram concluir os estudos no período adequado possam conquistar o diploma de ensino básico.

A prova é realizada desde 2002 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e ganhou mais visibilidade em 2017, quando passou a ser a única prova que dá certificação de ensino médio – função que também era do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) anteriormente.

O Encceja é aberto a todas as pessoas que desejam concluir o ensino fundamental ou ensino médio, independente do ano em que pararam de estudar ou se nunca frequentaram a escola.

O exame ocorre uma vez ao ano e é gratuito. O edital do Encceja 2020 ainda não foi divulgado e, por isso, não é possível saber ainda as datas das inscrições, provas e divulgação dos resultados. Nos anos anteriores, as inscrições se iniciaram em maio e as provas foram aplicadas em agosto.

Como é a prova do Encceja?

A prova do Encceja tem duas versões: a prova de nível fundamental e a prova de nível médio. Os exames são compostos por quatro provas objetivas, de áreas do conhecimentos diferentes, e uma redação. A aplicação das provas ocorrem em um único dia no período da manhã e da tarde.

O que cai na prova do Encceja?

As provas objetivas do Encceja são constituídas de 30 questões de múltipla escolha. Cada prova do Encceja é composta pelas seguintes disciplinas:

Prova de nível fundamental

Área do conhecimento Disciplinas
Ciências Naturais Ciências
Matemática Matemática
Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação Língua Portuguesa com redação, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física
História e Geografia História, Geografia, Filosofia e Sociologia

Prova de nível médio

Área do conhecimento Disciplinas
Ciências da Natureza e suas Tecnologias Química, Física e Biologia
Matemática e suas Tecnologias Matemática
Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação Língua Portuguesa com redação, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física
Ciências Humanas e suas Tecnologias História, Geografia, Filosofia e Sociologia

No site do Inep, você pode baixar apostilas de estudos gratuitas e ver as provas e gabaritos dos anos anteriores. Para treinar, ainda é possível encontrar vários simulados gratuitos na internet.

Como é a redação do Encceja?

Além das provas objetivas, o Encceja também cobra a produção de uma redação. O texto deve ser no estilo dissertativo-argumentativo, ou seja, um tipo de texto no qual o candidato deve defender seu ponto de vista sobre o assunto com argumentos sólidos.

A redação deve seguir o tema apresentado pela prova. Em geral, o tema traz algum problema que afeta a sociedade, na área da saúde, educação, segurança etc. No final, o candidato deve apresentar uma proposta de intervenção para a resolução do problema.

Confira os temas de redações do Encceja dos anos anteriores, disponíveis no site do Inep:

  • A importância da vacinação para a saúde pública;
  • A questão da adoção de crianças e adolescentes no Brasil;
  • Trabalho informal no Brasil;
  • Preparação para a velhice e desafios de longevidade;
  • Possibilidades de uma alimentação segura para a população brasileira;
  • Os riscos do trabalho noturno para a saúde do trabalhador;
  • Novas formas de consumo consciente;
  • A organização do tempo e o acesso às redes sociais.

Qual é a nota mínima para passar no Encceja?

Para ser aprovado no Encceja, você deve obter a nota mínima de 100 pontos nas provas objetivas e 5 pontos na redação. Com o resultado final em mãos, você pode retirar seu diploma do ensino fundamental ou superior na instituição certificadora escolhida na hora da inscrição.

Caso você reprove em algumas ou todas as disciplinas, você pode refazer a prova no próximo ano, sem problemas. Os que reprovaram somente em algumas disciplinas precisam prestar apenas as provas das matérias pendentes.

O que fazer com a nota do Encceja?

Com o certificado de conclusão do ensino médio obtido pelo Encceja, você pode fazer cursos técnicos, prestar concursos e ingressar no ensino superior! Atualmente, um dos principais meios de ingresso é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Com a nota do Enem, você pode concorrer a universidades públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e particulares, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) ou pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Além disso, é possível conseguir descontos e bolsas de estudos diretamente com as faculdades privadas. Muitas instituições oferecem boas condições de ingresso com ou sem a nota do Enem, e sem burocracia. Confira abaixo algumas faculdades reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) que oferecem bons descontos nas mensalidades:

Leia também: Saiba tudo sobre a prova do Encceja e veja onde estudar

E você, já sabe o que irá fazer com sua nota do Encceja? Conta para gente nos comentários!