O tema sugere uma dissertação sobre a economia mundial, mas você insiste em escrever algumas linhas sobre seu time do coração.

Quando a redação possui um tema, o  que o examinador espera de você, é que você escreva apenas sobre o tema proposto. Fugir do tema é zero na redação, e conseqüentemente um adeus a sua vaga na faculdade, por melhor que tenha sido seu desempenho na prova.

O examinador não espera que você seja um perito em economia mundial, muito menos que saiba todos os detalhes sobre o processo de reestruturação econômica dos países subdesenvolvidos. O examinador quer saber se você consegue se expressar de forma compreensível e eficiente através de uma redação e para isso é importante se manter focado no tema sugerido.

Geralmente os temas abordados são relativos ao cotidiano e não necessitam de nenhum conhecimento específico para serem desenvolvidos. Dificilmente você encontrará grandes dificuldades em fazer uma redação por ter pouca ciência a respeito do tema.

Portanto, mesmo que você tenha pouco conhecimento sobre o assunto, não tente enganar o examinador se desviando do tema pedido e direcionando sua redação para assuntos com os quais você se sinta confortável.

Como não Fugir do Tema na Redação

  1. Leia o tema proposto
  2. Avalie seu conhecimento sobre o tema
  3. Escreva 5 palavras que se relacionam ao tema
  4. Escolha 3 assuntos que você irá abordar sobre o tema
  5. Leia o tema novamente e veja o quanto eles se relacionam com os assuntos que você listou

Lembre-se: Fugir do tema é zero na redação, não importa o quão bem escrita ela esteja.