O ministro da Educação declarou nesta segunda-feira (10), durante a abertura do seminário na FGV (Fundação Getúlio Vargas) no Rio, que o vestibular “é um grande mal que se faz com a educação brasileira” porque é usado como uma espécie de pedágio para o estudante chegar à faculdade

Haddad disse que o Ministério da Educação (MEC) acredita queo ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio será cada vez mais adotado como processo seletivo das instituições de ensino superior. Segundo Fernando Haddad disse: “Se o vestibular fosse bom, outros países também teriam”

O próximo Enem será realizado dias 22 e 23 de Outubro. A prova será feita por mais de 5,3 milhões de estudantes de todo país. Em 2012, o MEC vai realizar duas edições do exame, a primeira será nos dias 28 e 29 de abril e a segunda em outubro ou novembro.

O Vestibular vai acabar?

Muito tem se falado sobre o fim do vestibular. De fato, cada vez mais universidades de todo país tem adotado o ENEM como critério de avaliação e ingresso na faculdade. Acredita-se que muitas instituições tradicionais de ensino continuarão com seus vestibulares, principalmente por conta dos recentes escândalos envolvendo a prova do ENEM, mas a medida que o exame se tornar mais confiável e o governo pressionar a adoção do exame pelas universidades públicas, é possível que o vestibular possa ser extinto.

E você. Você concorda com esta mudança?