Descubra onde é possível fazer a prova do Enem

Enem — Escrito por

Fazer o Enem significa muito para o estudante brasileiro: a chance de conseguir vaga em universidades, acesso a programas do governo federal que ajudam pessoas de baixa renda a cursar o ensino superior e, ainda, a oportunidade de saber como está o seu nível de conhecimento.

O que cai nas provas é o conteúdo dos três anos do ensino médio. Além de fazer uma redação, o participante tem que responder a 180 questões objetivas sobre quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens e Códigos.

O Enem acontece em âmbito nacional, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, até mesmo em cidades do interior. É grande a chance de encontrar um local de provas perto de onde você mora.

Confira aqui todas as informações sobre os locais das provas, saiba para que servem as notas e veja opções de faculdades que aceitam os pontos do Exame como forma de ingresso!

 

Onde posso fazer a prova do Enem?

O Enem é aplicado em mais de mil cidades em todas as regiões do país, tanto nas capitais quanto em municípios menores. Na hora de se inscrever, você poderá fazer a opção mais cômoda, de acordo com o local onde mora.

O endereço exato onde você deverá realizar a prova vai constar em seu cartão de confirmação da inscrição, disponível na página do participante e no aplicativo oficial do Enem algumas semanas antes da aplicação do exame. Geralmente esses locais são escolas e edifícios públicos.

Verifique bem essa informação e, se possível, faça antes o trajeto de sua casa até o local da prova para ver quanto tempo você gasta no caminho. Em todas as edições do Enem, há casos de estudantes que não chegam a tempo e perdem a chance de participar. Por isso, fique atento e, no dia da prova, procure chegar com tempo de sobra ao local do exame.

A relação completa das cidades onde é aplicado o Enem é enorme e pode ser consultada no edital. Ela pode sofrer alterações a cada nova edição e, por isso, é legal verificar a lista no edital específico do ano em que você vai prestar o Enem.

Somente no estado de São Paulo, por exemplo, o Enem acontece em mais de 200 municípios – de Adamantina a Votuporanga, passando pela Capital e por cidades menores de todas as regiões.

Para que posso usar os pontos do Enem?

O Enem foi criado, inicialmente, para verificar o nível de conhecimento dos estudantes do ensino médio e, assim, avaliar a qualidade da educação brasileira. Esse objetivo continua valendo. Porém, com o tempo, o Exame foi adquirindo importância cada vez maior.

Atualmente, o desempenho no Enem é utilizado em diversas universidades para selecionar seus alunos. Muitas instituições, inclusive, dispensam o candidato do vestibular caso ele tenha boas notas no Enem.

Cada faculdade é livre para decidir seus processos seletivos. As que optam por usar as notas do Enem estabelecem seus próprios critérios. Há também o caso dos processos mistos, quando o aluno tem que fazer o vestibular, mas pode completar seu desempenho com os pontos obtidos no Enem.

Mas o que enche os olhos dos enemzeiros é a possibilidade de usar a nota do exame para participar dos processos seletivos de âmbito nacional. São três principais: Sisu, ProUni e FIES. Vamos detalhar todos agora:

  • O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) oferece vagas em mais de 130 instituições públicas de ensino superior. Para concorrer, basta não ter zerado na redação do Enem mais recente. A concorrência aqui é pesadíssima. Por isso, quanto melhor seu desempenho no exame, maiores as chances de ingressar em uma universidade gratuita.
  • O Programa Universidade para Todos (ProUni) distribui bolsas de estudo parciais e integrais em faculdades particulares de todas as regiões do Brasil. Além de corresponder aos critérios de baixa renda e formação, para participar do ProUni é preciso apresentar pelo menos 450 pontos na média das provas do Enem mais recente, sem ter zerado redação.
  • O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) ajuda a pagar as mensalidades de faculdades particulares. Para participar também é necessário se encaixar em critérios de renda familiar e desempenho no Enem. A dívida do FIES só começa a ser paga depois da conclusão da faculdade, em um prazo super estendido e com juros baixíssimos.

Faculdades que aceitam a nota do Enem

Confira agora algumas faculdades de várias regiões do país que aceitam os pontos do Enem como forma de ingresso para seus cursos presenciais e a distância.

Todas elas são reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC. Além disso, oferecem programas próprios de descontos, convênios, bolsas e financiamento sem burocracia. Confira:

Veja também:

Enem é considerado um vestibular? Entenda.

Em que cidade você vai fazer o Enem? Está pensando em usar o exame para entrar na faculdade? Conte para a gente aqui nos comentários!

Comente