Conheça os melhores jeitos de onde usar a nota do Enem 2019

Enem — Escrito por

O Enem é hoje a maneira mais popular de entrar numa universidade.

Não é por acaso que, todos os anos, mais de cinco milhões de pessoas de todo o Brasil se inscrevem para fazer as provas: um bom desempenho pode garantir vaga até nos cursos mais disputados, como Medicina, Direito ou Engenharia.

Quer ter essa chance também?

A seguir, conheça os melhores jeitos de usar a nota do Enem 2019!

Os melhores jeitos de usar a nota do Enem 2019

Uma das grandes vantagens de fazer o Enem é poder participar de uma variedade de processos seletivos que dão acesso ao ensino superior.

Aqui iremos falar dos quatro mais conhecidos: Sisu, ProUni, FIES e ingresso direto.

Vamos aos detalhes!

Use a nota do ENEM 2019 para estudar na universidade pública

Sua nota do Enem 2019 pode garantir vaga numa universidade pública ou instituto federal de educação em 2020!

Para isso, você terá de encarar o Sisu, um dos processos seletivos mais concorridos do Brasil!

Com ele, qualquer pessoa que fez o Enem em 2019 e não tirou zero na redação pode participar da disputa por uma das mais de 240 mil vagas disponibilizadas em mais de uma centena de universidades pelo país.

A oferta contempla apenas graduações presenciais, mas tem uma relação imensa de cursos que você pode tentar, em todas as áreas do conhecimento.

Funciona da seguinte forma: poucos dias depois da divulgação dos resultados do Enem, em meados de janeiro, o Sisu abre inscrições. Os candidatos se inscrevem pela internet, no site oficial.

A seleção é feita de acordo com a nota obtida no Enem mais recente. Quanto maior, mais chances. Os candidatos podem escolher duas opções de curso e mudar de ideia quantas vezes quiserem no decorrer da seleção, que dura quatro dias.

Essa mudança permite encontrar cursos que tenham uma nota mínima para entrar  compatível com a do candidato.

Graduações como Medicina e Engenharia normalmente exigem notas bem altas, acima de 800 pontos.

O Sisu tem duas edições anuais, uma para cada semestre. A primeira, em janeiro, é a maior e mais importante.

O programa também trabalha com sistema de cotas.

Use a nota do ENEM 2019 para ganhar bolsa de estudos

Quem não conseguir vaga pelo Sisu terá ainda a chance de disputar uma bolsa de estudos pelo ProUni.

O programa permite fazer um curso superior em faculdade privada de qualidade sem pagar mensalidade, ou arcando apenas com metade do valor.

O modelo de seleção é muito similar ao do Sisu, pela nota obtida no Enem mais recente. Só que o ProUni é direcionado àqueles estudantes que têm renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa e fizeram o ensino médio em escola da rede pública (ou como bolsistas integrais de escolas particulares).

Além disso, só pode participar quem apresentar pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação. O programa também trabalha com cotas.

Participantes com as maiores notas levam a bolsa. É possível escolher duas opções de curso e mudar quantas vezes quiser, até o encerramento da seleção.

O ProUni distribui quase 300 mil bolsas todos os anos e vale até para cursos mais caros, como Odontologia e Medicina. A seleção acontece no início dos semestres letivos.

Use a nota do ENEM 2019 para financiar os estudos

O FIES é uma alternativa pra lá de interessante para quem precisa de uma ajudinha para fazer aquele curso superior tão desejado.

O programa financia os custos da graduação a juros baixos e ainda permite que as parcelas sejam pagas num prazo longo, com cobrança só depois da formatura.

Esse benefício, no entanto, é direcionado às pessoas que se encaixam nos requisitos de renda definido para cada edição e tipo de contrato.

A seleção é pela nota de qualquer edição do Enem a partir de 2010 – vale, inclusive, para quem fizer a de 2019 também.

Para participar o candidato deve, além da comprovação de renda, apresentar desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação. São duas chances todos os anos.

Use a nota do ENEM 2019 para entrar na faculdade sem fazer vestibular

Essa é uma possibilidade que tem sido adotada por um número cada vez maior de faculdades particulares. Com a nota do Enem você consegue entrar direto em várias instituições sem precisar fazer vestibular.

É bem simples: durante o processo seletivo, o candidato entra no site da faculdade desejada e escolhe o modelo de ingresso pela nota do Enem.

Ele então informa a pontuação obtida nas provas e, caso tenha o mínimo necessário para entrar, já garante direito à vaga automaticamente.

Depois, basta comparecer à secretaria da faculdade com o boletim de desempenho e toda a documentação necessária para concluir a matrícula e aguardar o início das aulas.

O sistema de ingresso direto pode aceitar as notas de qualquer edição do Enem partir de 2010 ou apenas dos últimos 3 anos, depende das regras de cada instituição. Aqui não tem exigência de renda ou de formação escolar.

Onde estudar com a nota do Enem 2019

Se você está pensando em estudar numa universidade pública, saiba que mais de 100 instituições participam do Sisu. A concorrência é puxada, mas você não terá problemas se conseguir uma boa nota no Enem.

Agora, se o seu objetivo é estudar numa particular, seja por meio do ProUni, do FIES ou do ingresso direto, o universo de opções é muito maior.

Ao escolher uma entre as milhares de faculdades participantes, não se esqueça de verificar se a instituição é reconhecida e bem avaliada pelo MEC — o que garante um bom diploma valorizado no mercado de trabalho.

A gente selecionou algumas bem interessantes para você conhecer agora mesmo:

Veja também:

Saiba como ver o gabarito do Enem 2019

E aí, já sabe como usar a sua nota do Enem 2019? Conte para a gente nos comentários!

Comente