Saiba agora onde usar a nota do Enem 2020 para ingressar na faculdade e alcançar o seu diploma de ensino superior!

O dia do Enem é um dos momentos mais aguardados pelos estudantes. Afinal, são meses de estudos intensos para o exame que é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil.

No entanto, após a divulgação do resultado, muitos candidatos não sabem ao certo o que podem fazer com a nota. 

Se este é o seu caso, confira este artigo: você vai descobrir todas as opções de onde usar a nota do Enem 2020 e ainda conhecer boas faculdades para estudar!

Onde usar a nota do Enem 2020

Nos dias de hoje, a nota do Enem é utilizada por grande número de instituições privadas e algumas instituições públicas como critério para seus processos seletivos. 

Dentre as maneiras de usar a nota do Enem 2020 para entrar na faculdade, as principais são:

  • Sisu
  • ProUni
  • FIES
  • Ingresso direto em faculdade particular

Abaixo, vamos mostrar mais detalhadamente as opções de como usar a nota do Enem e explicar como cada uma delas funciona. Acompanhe:

Use a nota do Enem 2020 para entrar em uma universidade pública

Para entrar na universidade pública com a nota do Enem 2020, é necessário se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o programa do governo federal que concede vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil.

Como a quantidade de universidades públicas que utilizam a nota do Enem em seus processos seletivos não é tão numerosa, a concorrência por uma vaga por meio do Sisu é bastante acirrada. Por isso, o candidato deve alcançar uma pontuação bem alta caso queira disputar a vaga.

Cursos concorridos como Medicina, Direito, Odontologia, Psicologia ou Engenharias estão entre os que exigem as maiores notas de corte: muitas vezes é preciso obter mais de 800 pontos para conseguir passar. 

Já os cursos menos concorridos pedem pontuação que pode ficar entre 550 a 600 pontos. 

As inscrições para o Sisu acontecem duas vezes ao ano e são feitas pela internet, de maneira totalmente gratuita. Os alunos que prestaram o Enem podem se inscrever nas duas edições.

Use a nota do Enem 2020 para conseguir bolsa de estudos do governo

É possível conseguir uma bolsa de estudo para estudar em universidades particulares com a nota do Enem 2020. 

Para isso, o candidato deve se inscrever no Programa Universidade para Todos (ProUni), iniciativa do governo federal que distribui bolsas parciais e integrais para os estudantes.

Para entrar na disputa, é necessário atender a uma série de requisitos. Isso porque o ProUni está disponível apenas para candidatos com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa. 

Além disso, o interessado precisa alcançar nota igual ou superior a 450 pontos no Enem, sem zerar a redação. Outra condição é estar dentro dos critérios de escolaridade exigidos pelo programa.

Assim como o Sisu, as inscrições para o ProUni acontecem duas vezes ao ano e são gratuitas.

Use a nota do Enem 2020 para conseguir financiamento estudantil

Com a nota do Enem 2020, você pode ainda participar do FIES, o Fundo de Financiamento Estudantil do governo federal. 

O programa permite o financiamento das mensalidades de cursos presenciais em faculdades particulares, com juros baixos e prazo longo para pagamento.

Para tentar uma vaga no FIES, é preciso atender aos critérios de renda estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC). 

Além disso, o candidato deve apresentar desempenho de, no mínimo, 450 pontos na prova do Enem e nota acima de zero na redação. Vale ter feito qualquer edição do exame a partir de 2010.

Use a nota do Enem 2020 para ingresso direto em uma faculdade particular com desconto

Outra opção de ingressar em faculdades particulares com a nota do Enem é o ingresso direto.

Adotado por grande parte das faculdades brasileiras, o ingresso direto é um sistema prático e sem burocracia para acessar o ensino superior. 

Basta que o candidato tenha feito qualquer edição do Enem e alcançado a nota mínima exigida pela instituição: em muitos casos, com 450 pontos já é possível entrar.

Para usufruir do benefício, aqueles que tiverem a pontuação necessária devem comparecer à secretaria da instituição desejada portando o boletim de desempenho individual do Enem junto com a documentação solicitada e efetuar a matrícula. Simples assim.

Use a nota do Enem 2020 para fazer um curso a distância

Com a nota do Enem 2020, o candidato também pode ingressar em um curso superior a distância. Para isso, há duas alternativas:

ProUni: é o único programa do governo federal válido para cursos a distância. Por meio do programa, é possível conseguir bolsas de estudos parciais e integrais. Os critérios de inscrição e seleção são os mesmos dos cursos presenciais.

Ingresso direto: o ingresso direto nas faculdades particulares está disponível para quase todos os cursos a distância. 

Funciona da mesma forma que o curso presencial: quem alcançar a pontuação exigida pode fazer a matrícula apenas com a nota do exame.

Faculdades particulares onde você pode usar a nota do Enem 2020

Para ajudar você a escolher uma boa instituição para estudar utilizando a nota do Enem 2020, selecionamos faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem cursos presenciais e a distância e trabalham com programas como ProUni, FIES (em caso de cursos presenciais) ou ingresso direto. Conheça:

As instituições listadas acima contam com mensalidades acessíveis e ainda apresentam vantagens financeiras como bolsas de estudos, descontos e financiamentos sem burocracia. 

Veja também:

Saiba como ver o gabarito do Enem 2019

Saiba qual é a validade do Enem para usar sua nota

Agora que você já sabe onde usar a nota do Enem 2020, conta para a gente: que processo seletivo pretende tentar? Responda nos comentários!