Os motivos que fizeram os alunos perderem o ENEM

Enem — Escrito por

Foram vários os motivos que fizeram os estudantes não conseguirem realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 3 e 4 de Novembro deste ano. Desde que o Enem se tornou a principal, e muitas vezes até a única, forma de ingresso nas faculdades, os dias da prova do Enem tem sido uma correria, trânsito caótico, pessoas atrasadas e desesperadas correndo. E quando não conseguem chegar antes dos portões serem fechados, há quem chore, quem se conforme, quem grite e até mesmo quem tente pular o muro, alguns até conseguem mas são colocados pra fora novamente. Tudo isso junto a correria que já existe normalmente nas cidades grandes.

A confusão toma proporções enormes, a lentidão no trânsito deixa as pessoas estressadas, acidentes no trânsito atrasam todo mundo, principalmente os candidatos. Tudo somado a roubos e furtos “normais” do dia a dia de grandes centros urbanos.

Em todas as Instituições que aplicam a prova do Enem, os portões de entrada são fechados rigorosamente às 13 horas e depois de fechados os seguranças não autorizam a entrada de ninguém. Se alguém tentar  invadir, seja pelo motivo que for, a polícia será acionada e o candidato será colocado para fora.

Os motivos

Os motivos com maior ocorrência que fizeram os alunos perderem a prova do Enem foram:

  • Trânsito – Principalmente nas grandes capitais e outras cidades que são grandes centros urbanos, o trânsito é um dos motivos que mais causou o atraso dos candidatos, mesmo quem morava relativamente perto e decidiu ir de carro acabou se atrasando.
  • Acidentes de trânsito – O trânsito nos grandes centros urbanos já é muitas vezes caótico normalmente no dia a dia, com uma prova que vai decidir o futuro de milhões de pessoas fica pior ainda, e alguns participantes foram impedidos de chegar no local da prova até por causa de acidentes no trânsito.
  • Furto – Alguns alunos que conseguiram chegar nas suas respectivas salas de prova do Enem, foram perceber que sua carteira ou seus documentos haviam sido furtados, e sem um boletim de ocorrência, não foi possível confirmar esse fato e por isso não realizaram a prova.
  • Endereço errado – Houve relatos de estudantes que se atrasaram para a prova e disseram estar indo para o local da prova no caminho certo, mas pararam para pedir informação do lugar e passaram a seguir informações erradas.
  • Falta de atenção – Várias pessoas causaram confusão com as informações do cartão e erraram endereços e horários e acabaram se atrasando.
  • Distância – A distância foi um grande empecilho para quem mora na zona rural ou longe da Instituição em que ia fazer a prova.
  • Imprevistos – Mas não há como estar preparado para tudo, imprevistos como doença na família acabaram deixando de fora alguns participantes.

 

Dicas para não se atrasar e evitar imprevistos

Bom mesmo é estar preparado para tudo o que for possível:

–        Não comer nada estranho nem pesado no dia anterior a prova;

–        Sair cedo de casa no dia da prova;

–        Prestar atenção às informações de endereços e horários passadas;

–        Ficar atento e não esquecer dos documentos;

–        Se possível visitar o local da prova antes.

 

Infelizmente para alguns, isso fica agora só para o ano que vem. O que lhes resta é voltar a estudar!

 

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]

Tags: , , ,

Comente