Quem vai participar do Enem provavelmente já está por dentro de tudo o que tem que ser feito para garantir a inscrição no maior vestibular do País!

Mas não custa lembrar: enquanto as inscrições estiverem abertas, o candidato tem uma série de deveres a cumprir – entre eles está o pagamento da taxa de inscrição.

Para que você não perca nenhum detalhe desse processo, preparamos um guia rápido que ajuda a esclarecer onde pagar a taxa de inscrição, os valores, as condições de pagamento e, principalmente, os prazos. Confira!

Inscrições do Enem

Fique ligado! As inscrições do Enem começam no mês de maio e ficam abertas durante mais ou menos 10 dias. É bastante tempo, não dá para perder o prazo por mancada!

Tudo o que você precisa fazer para se inscrever é acessar o site oficial do Enem (http://enem.inep.gov.br) e informar alguns dados básicos, como:

  • Nome, endereço, cidade, etc.
  • CPF e documento de identidade.
  • E-mail e telefone válidos.
  • Senha de acesso (decore bem essa senha, pois ela será fundamental durante todo o Enem).
  • Necessidade de atendimento especial, caso você esteja grávida ou amamentando, tenha qualquer tipo de deficiência ou seja sabatista.
  • Se irá usar o Enem para emitir certificado de conclusão do ensino médio (para pessoas com 18 anos ou mais que não terminaram os estudos em uma escola regular).

Atenção: a inscrição só pode ser feita no site oficial do Enem. Não dá para fazer pelos correios ou por qualquer outro meio.

Como pagar a taxa de inscrição do Enem

O boleto para pagamento do Enem é gerado assim que o candidato termina de fazer a inscrição. Depois disso, basta baixar o arquivo, imprimir o boleto (é uma “GRU”, Guia de Recolhimento da União) e se dirigir a qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios e efetuar o pagamento.

Prazo para pagamento da inscrição do Enem

Geralmente o MEC dá um prazo de mais ou menos cinco dias após o término das inscrições para os candidatos pagarem a taxa. É fundamental ficar atento ao cronograma. Caso você perca a data-limite de pagamento, estará fora do Enem.

Não serão aceitos pagamentos em atraso, nem com cobrança de juros, nem com a melhor das desculpas.

Por isso recomendamos que o candidato efetue o pagamento logo que as inscrições forem abertas. Evita contratempos e dá mais tranquilidade para se dedicar aos estudos!

Confirmação do pagamento da taxa de inscrição

Depois que o candidato pagar a taxa de inscrição, deve ficar ligado na Página do Participante do Enem para garantir que está tudo certo.

Só depois do processamento do pagamento é que a inscrição é confirmada. Essa informação ficará disponível somente na Página. O candidato não receberá e-mail, telefonema ou qualquer outro aviso por parte dos organizadores do Exame.

Formas de pagamento da taxa de inscrição do Enem

A taxa de inscrição do Enem só pode ser paga à vista, em dinheiro. Não é possível parcelar o valor, nem pagar com cartão de crédito.

Valor da taxa de inscrição do Enem

O valor da taxa de inscrição pode mudar a cada edição do Enem. Fique ligado aqui que informaremos tudo!

Ao pagar a taxa de inscrição, o candidato está autorizado a fazer todas provas do Exame e tentar uma vaga nos programas de acesso ao ensino superior do Governo Federal, desde que cumpra os requisitos de participação.

Ou seja, com este valor você tem chances de entrar na universidade pelos seguintes programas:

  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – distribui vagas nas principais universidades públicas do País.
  • Programa Universidade da Todos (ProUni) – concede bolsas de estudos integrais ou parciais a pessoas de baixa renda em faculdades particulares bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC).
  • Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) – financia a faculdade a juros baixos e prazo a perder de vista. Também é destinado a pessoas de baixa renda.

E não para por aí.

Com o Enem, o candidato ainda pode concorrer a vagas em cursos técnicos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), entrar direto em diversas universidades particulares sem precisar fazer vestibular, obter certificado de conclusão do ensino médio e ainda ter sua nota no Exame somada à do vestibular tradicional, o que aumenta as chances de entrar na faculdade.

Devolução da taxa de inscrição do Enem

Os candidatos que se inscreverem no Enem e desistirem de fazer as provas por qualquer motivo vão ter que amargar o prejuízo. O MEC não devolve o valor pago, sob nenhum pretexto. Essas condições estão previstas no edital do Exame.

Isenção da taxa de inscrição do Enem

O Enem abre mão da taxa de inscrição somente em dois casos:

  1. Para estudantes do último ano do ensino médio matriculados em escolas públicas regulares.
  2. Para candidatos que comprovem baixa renda.

Os procedimentos para cada um deles são os seguintes:

  • Estudantes de escola pública regular – no momento da inscrição, o estudante só precisa informar o nome da escola onde estuda. O sistema irá recuperar automaticamente os dados da instituição e fazer a isenção na hora.
  • Candidatos de baixa renda – aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo também podem pedir isenção no Enem. Só que aqui tem uma diferença. O MEC não vai dar isenção automática, como aos estudantes de escolas públicas. Será feita uma análise e, dentro do prazo determinado no edital, o candidato deverá receber uma resposta. Caso o MEC aceite o pedido, a inscrição é confirmada imediatamente. Se for negado, será necessário pagar a taxa de inscrição.

Não é preciso apresentar qualquer documento para pedir isenção da taxa, mas a recomendação é que o candidato tenha tudo em mãos, caso haja necessidade de apresentá-los.

Ah, durante todo esse processo é importante acompanhar de perto a Página do Participante do Enem. É lá que será informado se o pedido foi aceito. O MEC não costuma ligar ou enviar e-mail para avisar os candidatos.

Quem recebeu isenção no Enem do ano passado e não compareceu para fazer as provas, não deve conseguir o benefício novamente – a menos que apresente uma justificativa muito boa para o MEC.

Onde encontrar mais informações sobre a taxa de inscrição do Enem

Todos os detalhes, procedimentos e valores referentes à taxa de inscrição do Enem estão disponíveis no edital do Exame.

O documento é extenso, mas é uma fonte preciosa de informações para o estudante que realmente quer cumprir todos os procedimentos sem contratempos e se dar bem nas provas.

O edital está disponível para consulta no site oficial do Enem.

Veja também:

Descubra que nota você precisa ter pra passar no Enem

Está pensando em participar do Enem? Ainda tem dúvidas sobre o pagamento da taxa de inscrição? Conte para a gente nos comentários!