Para que serve o Enem em 2014?

Enem — Escrito por

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é atualmente uma das provas mais importantes do país, principalmente para quem deseja ingressar em um curso superior. Essa importância é ligada as possibilidades de utilização da nota final nos mais diversos processos de seleção.

Mas afinal, como posso utilizar o ENEM?

A pergunta é simples, porém as possibilidades são inúmeras! Com a nota do ENEM é possível participar de processos de seleção, concorrer a vagas em cursos superiores em faculdades públicas ou privadas, conseguir financiamento da mensalidade do curso, concluir o ensino médio, concorrer a bolsas de estudos no Brasil e exterior. Abaixo é possível verificar as possibilidades de forma objetiva:

Sistema de Seleção Unificada (SiSU)

O SiSU é o meio pelo qual o estudante que participou do ENEM pode concorrer a uma vaga em um curso superior de alguma Instituição de Ensino Superior (IES) pública. O critério utilizado para classificar os candidatos neste processo de seleção é a nota alcançada na última edição do ENEM.

Programa Universidade Para Todos (Prouni)

O ProUni é o processo de seleção semelhante ao SiSU que seleciona estudantes para as vagas em faculdades particulares de ensino superior. Através das notas é possível conseguir bolsas de estudos de 50% e 100% do valor da mensalidade e o critério de classificação é a nota do ENEM.

Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)

O Fies oferece bolsas aos estudantes que não têm condição de arcar com os valores totais ou parciais das mensalidades dos cursos em universidades particulares que já estão matriculados. O requisito para solicitar uma bolsa é ter participado do ENEM.

Vestibulares Tradicionais

O ENEM pode ser utilizado também como composição ou substituição da prova de vestibular tradicional em algumas instituições de ensino.

Sistema de Seleção Unificada Para Cursos Técnicos (SiSUTEC)

Uma nova oportunidade oferecida a quem participa da prova do ENEM é concorrer a vagas em cursos técnicos através do SiSUTEC, em processo semelhante ao SiSU no qual a nota do ENEM é utilizada para classificar os candidatos.

Certificado de Conclusão do Ensino Médio

A partir da nota obtida no ENEM é possível solicitar o certificado de Conclusão do Ensino Médio. Para isso, o estudante deve ter mais de 18 anos e ter optado pelo certificado no momento da inscrição, possibilitando o ingresso desse estudante em um curso de nível superior posteriormente.

Ciência Sem Fronteiras (CsF)

Para os estudantes que já ingressaram em um curso superior é possível concorrer a intercâmbios em diversos países. A seleção realizada atualmente solicita ao estudante a comprovação de participação no ENEM e a nota é utilizada como critério de classificação.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]

Tags: , , , , , , , , ,

Comente