Segundo o INEP, todos os anos formam-se cerca de 71.660 novos pedagogos. Então vamos descobrir quantos anos leva esse curso?

O curso de Pedagogia é um dos mais escolhidos nas instituições, é uma porta de entrada para a área de educação, mas também para muitas outras áreas, inclusive empresariais.

O curso é ministrado na modalidade presencial ou a distância, assim o aluno tem diversas opções na hora de escolher onde estudar. O curso é oferecido nas universidades públicas e em muitas instituições privadas.

Disciplinas que você verá no curso de Pedagogia

Existem muitas disciplinas neste curso. Elas podem variar de acordo com a faculdade e o tipo de graduação escolhido, mas aqui está a lista das mais comuns:

  • Alfabetização e Letramento
  • Coordenação do Trabalho na Escola
  • Didática
  • Estrutura e Organização do Sistema Educacional
  • Filosofia da Educação
  • Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Literatura Infantil
  • Metodologia de Ensino das Matérias da Educação Básica (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais)
  • Política e Organização da Educação Básica
  • Psicologia da Educação
  • Sociologia da Educação
  • Técnicas de Avaliação da Aprendizagem

Em geral, as disciplinas de Pedagogia são mais teóricas, por isso exigem do aluno muito tempo para se dedicar ao curso e muita leitura. Existem também disciplinas de formação para estes profissionais, como História, Geografia, pois geralmente os pedagogos vão para sala de aula ensinar alunos até o 5º ano. Nesse caso, não existem professores específicos de cada disciplina para essas séries, deixando assim o profissional de Pedagogia responsável por lecioná-las.  

Como funciona o curso de Pedagogia

O MEC exige que 70% da grade curricular de um pedagogo seja de disciplinas de didática, pois eles entendem que a maioria dos estudantes de Pedagogia querem lecionar. Mas existem dois tipos de formações nesse curso, a  licenciatura ou o bacharelado, então vamos conhecê-las:

Licenciatura: esta forma orienta o estudante para a sala de aula, para lecionar, ele estará em contato com disciplinas com mais ênfase na prática educacional. Em alguns concursos é necessário ter a licenciatura para o candidato, pois, provavelmente, esse profissional atuará em uma sala de aula ou escola.

Instituições que oferecem Licenciatura em Pedagogia: AnhangueraCruzeiro do SulUnifran e Unicid.

Bacharel: nesta forma o aluno tem um contato geral, ele verá muitas disciplinas na área de gestão escolar e questões administrativas, mas, após a sua graduação, ele poderá direcionar a sua formação para algo específico. Essa formação é aceita em muitos concursos de ensino superior e em muitas empresas privadas.

Instituição que oferece o curso de Pedagogia neste formato: Pitágoras em Minas Gerais.

Duração do curso

Para obter o diploma de conclusão de curso, o MEC exige que uma carga horária mínima seja oferecida pela instituição e cumprida pelo aluno.

Segundo o Ministério da Educação, a carga horária mínima para o curso de pedagogia é de 3.200 horas, o que vale 4 anos de dedicação. Segue a forma que o MEC exige que seja dividida essa carga horária:

  • 2.800 horas: nestas horas devem conter pesquisas, atividades em sala, atividades práticas, visitas em outras instituições.
  • 300 horas: essas são dedicadas somente aos estágios supervisionados obrigatórios. Esses acontecem, na sua grande maioria, em instituições de ensino e devem ser supervisionados por algum profissional de Pedagogia e pelo professor da disciplina.  
  • 100 horas: essas últimas horas devem ser dedicadas a monitorias, extensão e iniciativa científica.

Em algumas instituições a carga horária para este curso pode chegar até 4 anos e meio.

Quais instituições oferecem o curso?

Não é difícil achar este curso em instituições de ensino superior, porém muitas dessas podem não ser reconhecidas e nem autorizadas pelo MEC. Outro fator a ser levado a consideração é o financeiro, pois muitas faculdades aproveitam que a demanda do curso é alta e colocam as mensalidades lá em cima.

Fizemos uma lista das instituições reconhecidas pelo MEC que oferecem este curso e também concedem bolsas de estudo e financiamento estudantil:

Veja também:

Quanto ganha um pedagogo?

O que faz um pedagogo?

Qual área da Pedagogia você gostaria de seguir? Conte-nos!