Vai prestar o Enem, mas não conseguirá pagar a taxa de inscrição? Confira quem pode e como pedir a isenção da taxa do Enem 2020.

Está interessado em prestar o Enem 2020 e já começou a procurar informações sobre como realizar a prova com isenção de taxa de inscrição? Separamos informações que vão ajudá-lo a entender todos os detalhes e como pedir a isenção de taxa do Exame Nacional do Ensino Médio. Confira!

O que é a isenção da taxa de inscrição do Enem?

O edital do Enem 2020 ainda não foi publicado, mas se você levar em consideração as informações do edital de 2019, a taxa para realização do exame foi de R$ 85,00.

Entretanto, há situações em que o candidato não precisa fazer esse pagamento, sendo isento de pagar a taxa de inscrição. Saiba, logo abaixo, quais são os critérios para ser isento da taxa, como fazer o pedido e em quais datas conferir se sua solicitação foi aceita.

Quem pode pedir a isenção da taxa do Enem?

Para solicitar a isenção da taxa de inscrição, é preciso cumprir alguns requisitos. Um deles é solicitar a isenção antes do início da inscrição. Confira abaixo quem pode fazer o pedido: 

  • O aluno que estiver frequentando o último ano do ensino médio, no mesmo ano em que for fazer a prova do Enem, em escola pública declarada ao Censo da Educação Básica. Nesse caso, você recebe automaticamente a isenção da taxa de inscrição do exame. 
  • O candidato que estudou durante todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada e que sua renda familiar, por pessoa, seja de um salário mínimo e meio ou menos. 
  • O candidato que se encontrar em grave dificuldade econômica por pertencer a família de baixa renda e que tenha o NIS, Número de Identificação Social, pelo fato de ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico, e que tenha renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
  • Alunos do Encceja, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

Como fazer o pedido de isenção da taxa do Enem? 

Fazer o pedido de isenção é muito simples. Basta que você acesse o site do Enem, informe seus dados, como data de nascimento e CPF, e verifique se você se encaixa nos critérios de estudantes isentos da taxa. Estando tudo certo, você deverá passar para a próxima etapa do pedido. 

Preencha todos os campos com suas informações pessoais e também com suas condições sociais e econômicas, como renda familiar por pessoa, onde cursou o ensino médio e se você já o concluiu ou não. 

Mas atenção, o fato de seu pedido de isenção ter sido aprovado não quer dizer que você esteja automaticamente inscrito no Enem. Você deverá, efetivamente, fazer sua inscrição no período indicado no edital do Enem 2020 e informar que conseguiu a isenção.

Quando sai o resultado do pedido de isenção? 

No edital que será publicado sobre o Enem 2020, estará a data do resultado do pedido de isenção. Em 2019, o edital saiu em 25 de março e a data para começar a divulgação do resultado dos pedidos de isenção foi no dia 17 de abril.

A divulgação foi feita on-line, na Página do Participante. Atenção para a publicação do edital a partir de março de 2020.

É preciso que você se lembre também, com muita atenção, de que se você conseguiu a isenção da taxa no ano anterior e não compareceu nos dias de prova, deverá justificar a ausência, senão não terá mais direito à isenção.

A justificativa deverá ser feita por meio de documentos que confirmem o motivo de você ter faltado ao exame, como atestado médico, documento judicial, certidão pública ou boletim de ocorrência.

Qual é a data da prova do Enem 2020?

Como acontece com as informações do Enem, o novo edital, quando for publicado, trará a data da prova de 2020. No edital de março de 2019, as provas ocorreram em 3 e 10 de novembro.

As datas e prazos têm sido parecidos nos últimos anos, por isso as provas podem ser esperadas para o princípio de novembro. Então, fique atento para não perder o prazo! 

Onde estudar com as notas do Enem?

Você fez a prova, foi aprovado e agora é hora de escolher a faculdade em que vai realizar seu sonho do curso superior. Separamos para você instituições que oferecem bolsas, descontos e parcerias aos alunos bem colocados nas provas do Enem.

Além disso, algumas delas também concedem descontos de até 100% do valor da mensalidade de acordo com a nota do estudante.

Veja também: 

Faculdades que aceitam o Fies

Saiba que horas sai o resultado do Enem e veja sua nota

Já está se preparando para seu sonho em 2020? Comente como você mantém uma rotina de estudos para ingressar no ensino superior.