Perdeu o Enem? E agora, o que fazer? Descubra!

Enem — Escrito por

Às vezes basta um simples ônibus errado, a desatenção a uma data ou um atraso de dois minutos para perder as provas mais importantes do ano.

É isso: com o Enem não dá para marcar bobeira.

Se você perdeu as provas, por qualquer motivo que seja, saiba que não precisa desistir dos seus sonhos: ainda há chances de conseguir entrar na faculdade.

Quer saber como? A gente explica logo a seguir!

O que fazer quando a gente perde o Enem?

Se você perdeu o Enem, paciência. Não adianta ficar aí se lamentando pelos cantos. O jeito é se jogar nos estudos e esperar a próxima edição.

Porém, se você quer mesmo entrar na faculdade usando as notas do exame, existem alguns caminhos alternativos bem interessantes que você pode utilizar.

Mesmo que você não tenha feito a edição mais recente, dá para tentar uma bolsa do ProUni, um financiamento estudantil facilitado ou conseguir uma vaga de forma rápida e fácil pelo ingresso direto.

Isso só vale, claro, para quem já fez qualquer outra edição anterior do Enem.

A gente explica cada um dos procedimentos a seguir.

Perdeu o Enem? Tente uma bolsa pelo ProUni!

Pouca gente sabe, mas dá para tentar uma bolsa do ProUni utilizando as notas de edições anteriores do Enem.

Por isso, se você perdeu a edição mais recente, mas já fez qualquer outro Enem a partir de 2010, pode esperar um pouquinho para tentar uma vaga remanescente do programa.

Essas vagas são aquelas que sobram depois da realização do processo seletivo regular e da lista de espera.

No ProUni regular só pode se inscrever quem tiver feito o Enem mais recente e atender a alguns critérios de renda familiar, formação escolar e desempenho nas provas.

Na seleção das bolsas remanescentes, qualquer pessoa que fez o Enem a partir de 2010 e poderá tentar a sorte.  A pontuação necessária para participar é de pelo menos 450 na média das provas, com nota acima de zero na redação. Aqui não é preciso atender aos critérios de renda familiar nem de formação em escola pública.

O único porém das vagas remanescentes é que a quantidade é bastante limitada – e pode não haver oportunidades no curso que você quer fazer.

As inscrições para essas bolsas normalmente abrem algumas semanas depois do encerramento da seleção regular. Fique ligado.

Perdeu o Enem? Tente um financiamento estudantil

Quem perdeu o Enem mas já fez qualquer edição anterior também tem a chance de usar as notas das provas para conseguir financiar os estudos pelo FIES.

O programa oferece juros baixos e prazo longo para pagamento da dívida. A cobrança só começa depois da conclusão do curso.

Para tentar o benefício é necessário ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010 e apresentar pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação.

O programa também tem exigência de renda familiar mensal: até cinco salários mínimos por pessoa.

A seleção abre vagas duas vezes por ano, no início dos semestres letivos, e financia cursos presenciais de todas as áreas do conhecimento. Leva o benefício quem apresentar as maiores notas.

Perdeu o Enem? Tente entrar direto numa faculdade particular

Se você fez qualquer outra edição do Enem a partir de 2010 também poderá tentar vaga em faculdades particulares pelo ingresso direto.

As instituições que trabalham com essa modalidade permitem que o candidato consiga vaga instantaneamente depois de informar as notas obtidas em cada uma das provas do Enem. Isso ocorre durante a abertura dos processos seletivos de cada faculdade.

Caso corresponda à pontuação mínima necessária para passar, você garante, na hora, o direito à vaga. Aí é só levar a documentação (inclusive o boletim do Enem), fazer a matrícula e comemorar a entrada na faculdade.

O ingresso direto é hoje bastante comum entre as faculdades particulares. Informe-se no local onde você quer estudar se essa opção está disponível. As notas mínimas variam de instituição para instituição.

Faculdades onde você pode entrar com a nota do Enem

Seja pelas vagas remanescentes do ProUni, pelo FIES ou pelo ingresso direto, é importantíssimo garantir que você vai estudar numa faculdade particular de qualidade.

E como se faz isso? Simples: basta observar se a instituição é reconhecida pelo MEC e obteve uma boa avaliação. Isso vale tanto para cursos presenciais quanto a distância.

Pensando nisso, a gente preparou uma seleção de faculdades interessantes para você levar em conta no próximo processo seletivo. Dê uma olhada:

 

Veja também:

Descubra como usar a nota do Enem no ProUni

 

Perdeu o Enem e vai tentar vaga na faculdade? Conte para a gente qual das sugestões apresentadas aqui é a melhor para você!

Comente