Perguntas frequentes sobre o Sisutec

Sisutec — Escrito por

Mais uma ação publicado governo brasileiro, com o intuito de incentivar a educação profissionalizante e aumentar a oferta gratuita de cursos técnicos para os estudantes egressos do ensino médio, tem movimentado o interesse de muita gente: o Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica). Se você também é um desses interessados, talvez queira saber mais sobre o programa, não é? Que tal dar uma olhada em algumas das perguntas mais comuns sobre o Sisutec? Veja a seguir.

Quem pode se inscrever no Sisutec?

As vagas em cursos técnicos são subsequentes ao ensino médio. Isso significa que somente podem participar como candidatos às vagas disponíveis aqueles alunos que já concluíram o ensino médio e prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano anterior ao da inscrição.

Onde e como é possível fazer a inscrição?

Com o número de inscrição e a senha do Enem em mãos, você poderá se registrar, sem nenhum pagamento de taxas, no portal do Sisutec. Contudo, para isto, é necessário ter obtido nota maior do que zero na redação. O procedimento deve ser feito no período de inscrições divulgado pelo governo, que acontece duas vezes por ano (uma vez a cada semestre).

Como funciona o processo seletivo do Sisutec?

Quando o candidato se inscreve, ele poderá escolher até duas opções de curso técnico. A seleção acontece a partir das notas obtidas no Enem, que funcionam de acordo com o método de “notas de corte”, em sistema e plataforma semelhantes aos usados no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) – que oferece vagas para cursos de bacharelado, licenciatura e técnicos de nível superior. A partir das notas de corte, são realizadas duas chamadas subsequentes. Os candidatos selecionados devem procurar as instituições ofertantes para fazer sua matrícula no curso.

Como funciona a nota de corte?

A nota de corte é a menor pontuação exigida pelo sistema do Sisutec para que o candidato fique entre os selecionados para um curso específico, levando em consideração o número de vagas oferecidas e a quantidade de candidatos inscritos para aquele curso. Ela serve de referência para que o aluno interessado acompanhe suas chances de ser selecionado para o curso que deseja. Diariamente o sistema calcula e exibe as atualizações das notas de corte para cada curso técnico catalogado.

Se eu ficar de fora, de acordo com a nota de corte, eu posso mudar minhas opções de curso?

Sim, os candidatos podem alterar suas opções de curso até o encerramento das inscrições, a partir dos dados visualizados em sua classificação parcial nas opções primeiramente indicadas.

E se sobrarem vagas em algum curso?

Quando são feitas as matrículas após o encerramento da segunda chamada, alguns cursos podem, ainda, ter vagas em aberto. Nesse caso, essas vagas serão oferecidas pelo portal do Pronatec, sem passar por um processo seletivo baseado nas notas do Enem. Portanto, é preciso manter-se vigilante às notícias que serão divulgadas no portal, a fim de se inscrever a tempo, antes que estas vagas remanescentes sejam preenchidas.

Há oferta de vagas para cursos técnicos na modalidade de ensino a distância no Sisutec?

Por enquanto, não existe o planejamento para a oferta de vagas em cursos técnicos que não sejam na modalidade presencial, a serem ministrados em unidades de ensino variadas em todo o território nacional.

Existe sistema de cotas para o Sisutec?

Sim, as ações afirmativas também estão presentes no programa. Existem modalidades de seleção que levam em consideração as cotas de acordo com a raça, a renda familiar e se o aluno frequentou a rede pública de ensino (ou foi bolsista integral na rede particular). A cada edição do Sisutec, é preciso checar no portal as modalidades em que você poderá se inscrever e suas prerrogativas.

Apostamos que você ficou impressionado com as oportunidades que poderá ter com esse programa, certo? Então, é preciso estudar e mandar bem no Enem! Vamos lá, só depende de você. Tem mais alguma pergunta sobre o Sisutec? Deixe-as nos comentários para que você receba orientações!

Tags: , , , ,

Comente