Descubra por quanto tempo vale a nota do Enem

Enem — Escrito por

Você sabe por quanto tempo a nota do Enem vale para ingressar na faculdade? Não? Então descubra agora mesmo!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal forma de ingresso em grande parte das instituições de ensino superior brasileiras, tanto públicas quanto privadas. Além disso, alguns programas de bolsas de estudo e financiamentos estudantis exigem que o candidato tenha realizado o Enem para conseguir o benefício.

Mas por quanto tempo vale a nota do Enem? Fazer a prova uma vez, somente, já é o suficiente para entrar em qualquer faculdade ou para conseguir uma bolsa de estudos? Posso usar a nota do Exame para ingressar em uma faculdade daqui alguns anos?

Descubra agora mesmo por quanto tempo vale o Enem para ter acesso aos principais programas de ingresso no ensino superior, tanto em faculdades públicas quanto em instituições particulares!

Por quanto tempo vale a nota do Enem?

Isso depende dos objetivos pelos quais você quer utilizar as notas do Exame. Em alguns casos, é preciso ter realizado a última edição do Enem. Em outros, edições anteriores são válidas, desde que o estudante tenha feito a prova a partir de uma determinada data.

A seguir, vamos citar quando vale a nota do Enem para ingressar na faculdade, em diferentes situações. Acompanhe!

Quanto tempo vale a nota do Enem para concorrer a uma vaga pelo Sisu?

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) acontece todos os anos e é o principal processo seletivo da maioria das universidades públicas. A maior parte das instituições já abriu mão do vestibular há um bom tempo.

Para concorrer a uma vaga em uma faculdade pública por meio do Sisu é preciso ter realizado a última edição do Enem. As provas são realizadas no último trimestre do ano e são válidas para os estudantes utilizarem no processo seletivo do ano seguinte.

Mas não basta somente ter participado do Enem para concorrer a uma vaga em uma universidades pública. O estudante precisa alcançar uma pontuação mínima para se inscrever no curso desejado e não pode zerar a redação!

Todo o processo de inscrição é feito via internet. No site do Sisu, os candidatos com as melhores notas podem escolher a faculdade e o curso que desejam fazer.

Quanto tempo vale a nota do Enem para concorrer a uma bolsa pelo ProUni?

Para participar do ProUni também é necessário ter feito a última edição do Enem. Além disso, o candidato precisa alcançar nota mínima de 450 pontos na prova objetiva e não pode zerar a redação.

A seleção para as bolsas acontece semestralmente e os estudantes que conseguem as melhores notas podem escolher as melhores faculdades e o curso que desejam fazer.

Mas não é só isso! Para ser bolsista pelo ProUni, o candidato ainda precisa cumprir certas exigências, como ter uma renda familiar compatível com a bolsa que deseja concorrer, ter estudado em escola pública ou ter sido bolsista em escola particular, entre outros pré-requesitos.

Quanto tempo vale a nota do Enem para conseguir financiamento estudantil?

O FIES é uma das formas que grande parte dos estudantes encontrou para arcar com os custos da mensalidades. Isso porque os juros do financiamento são relativamente baixos e o estudante só começa a pagar o empréstimo depois de formado.

No entanto, para que um estudante se beneficie do programa, ele precisa ter realizado o Enem a partir do ano de 2010. E além disso, precisa se enquadrar nos quesitos referentes à renda familiar.

Apesar de o programa aceitar qualquer edição do Exame a partir de 2010, o estudante precisa alcançar a pontuação mínima de 450 pontos e tirar uma nota maior que zero na redação para entrar com o pedido de financiamento da faculdade.

Quanto tempo vale a nota do Enem para entrar em uma faculdade particular?

Muitas faculdades e universidades particulares aceitam a nota do Enem como forma de ingresso na instituição ou como complemento da nota do vestibular. Nesse caso, a própria instituição define os critérios para utilização do Enem.

Geralmente, as instituições definem suas próprias regras, mas é comum que elas aceitem as notas das edições posteriores a 2010.

Por isso, por via das dúvidas, vale a pena procurar junto à instituição escolhida as formas de ingresso que ela oferece.

Quais faculdades particulares aceitam a nota do Enem como forma de ingresso?

Há diversas instituições que aceitam o Exame Nacional do Ensino Médio como forma de substituir o vestibular. Mas não há como afirmar por quanto tempo vale o Enem nesses casos, pois cada uma delas têm um critério.

De qualquer maneira, basta que o aluno imprima a página com as informações referentes à versão do Enem que participou, juntamente com a pontuação alcançada, e verifique as regras de ingresso na instituição de interesse. Se ele atender aos critérios da instituição, poderá se matricular na faculdade.

Mas sem delongas, veja algumas faculdades que aceitam a nota do Enem:

Veja também

Descubra como usar a nota do Enem a seu favor

Saiba qual é a pontuação para entrar na faculdade pelo Enem

Agora que você já sabe por quanto tempo vale a nota do Enem para cada caso, está na hora de deixar seu comentário. Conte para a gente em quais instituições pretende usar a nota obtida no Exame!

Comente